domingo, outubro 14, 2012

Dan McCafferty, o vocalista da banda escocesa Nazareth, faz hoje 66 anos

Dan McCafferty (Dunfermline, 14 de outubro de 1946) é um cantor escocês. A sua trajetória artística iniciou-se no ano de 1965, quando passou a acompanhar os seus amigos Pete Agnew e Darrel Sweet nas apresentações da banda local "The Shadettes" em pequenos clubes escoceses. Pete e Dan, aliás, são amigos desde os 5 anos de idade, quando estudaram juntos no mesmo colégio.
Dan tornou-se, assim, vocalista do "The Shadettes". Em 1968, com a chegada do guitarrista Manny Charlton, a banda passou a chamar-se "Nazareth".
Dono de uma voz rouca e potente, McCafferty não se limita a ser um intérprete de hard rock (estilo no qual se filiam os Nazareth). Pelo contrário, o seu talento pode ser reconhecido nos vários estilos que esta banda escocesa tem experimentado durante sua longa carreira. Aliás, a sua voz ficou mundialmente conhecida por intermédio de uma balada - a clássica regravação de "Love Hurts" (Bryant).
A música que lhe traz as melhores recordações é, provavelmente, "Broken Down Angel", pois foi com ela que os Nazareth chegou às "paradas de sucesso" pela primeira vez, em 1973.
Sua afinação e seu potencial vocal estão registrados não apenas nos inúmeros álbuns já lançados pelos escoceses do Nazareth, mas também em seus dois álbuns solo: "Dan McCafferty" (1975) e "Into The Ring" (1986). O seu modo de cantar foi uma influência para cantores como Axl Rose dos Guns n' Roses, Rob Halford dos Judas Priest e Brian Johnson dos AC/DC.


Sem comentários: