Charles Elwood "Chuck" Yeager (13 de fevereiro de 1923) foi um ás da aviação americano, conhecido por ser a primeira pessoa a "quebrar" a barreira do som. Yeager alistou-se na USAF em 1941, então com dezoito anos de idade. Ele trabalhou como mecânico de aeronaves e piloto antes de seguir para a Europa na segunda grande guerra.
Ao retornar, entrou para a escola de pilotos de testes, onde logo se
firmou como aviador de qualidade superior, sendo selecionado dentre os 125 pilotos para voar
no X-1. Em 14 de outubro de 1947, Yeager quebrou a barreira do som, acima da cidade de Victorville, Califórnia. Durante os anos 1950, Yeager voou muitas aeronaves de teste para a USAF e investigou vários acidentes. Em 1960 ele foi apontado como diretor da escola espacial da base de Edwards.
Yeager, filho dos agricultores Susie Mae e Albert Hal Yeager, nascido em Myra, Virgínia Ocidental, e graduou-se em na escola de Hamlin. Yeager tinha dois irmão, Roy e Hal Jr., e duas irmãs, Doris Ann (morta acidentalmente por Roy com uma espingarda, ainda criança) e Pansy Lee. Sua associação com a força militar era como um participante nas forças armadas dos cidadãos em Fort Benjamin Harrison, Indianapolis, Indiana, durante os verões de 1939 e 1940. Em 26 de fevereiro de 1945, Yeager se casou com Glennis Dickhouse. O casal teve quatro filhos, e Glennis morreu em 1990.
in Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário