domingo, janeiro 26, 2020

Eddie Van Halen - 65 anos!

  
Edward Lodewijk Van Halen, mais conhecido como Eddie Van Halen (Nimegue, 26 de janeiro de 1955), é um guitarrista e produtor musical holandês radicado nos Estados Unidos, co-fundador da banda Van Halen.
 
Biografia
É filho de Jan Van Halen e Eugenia Van Halen. Viveu em Amesterdão até 1962, quando a sua família se mudou para Pasadena, na Califórnia, Estados Unidos.
Juntamente com o seu irmão Alex Van Halen, Eddie fundou a banda Van Halen, famosa internacionalmente no campo do hard rock. Hoje em dia, conta com seu filho, Wolfgang Van Halen, como baixista do Van Halen.
 
Carreira
No início da carreira, Eddie tocava bateria e teclados e Alex (irmão de Eddie) tocava guitarra e estudava teclado, juntamente com o irmão, Eddie. Com o passar do tempo Alex ficou melhor que Eddie na bateria, e Eddie passou a treinar guitarra, superando-o.
Eddie é um dos guitarristas mais aclamados da história, recebendo diversas honrarias e menções pelas mais variadas revistas especializadas no assunto. Em 2012, foi eleito o melhor guitarrista de todos os tempos, por uma votação promovida pela revista Guitar World, que contou com quase 500 mil votos. Ele também ocupa a 8ª colocação na lista dos 100 maiores guitarristas de todos os tempos pela revista Rolling Stone e a 7º posição na lista da Gibson dos 50 melhores guitarristas de todos os tempos.
Entre suas parcerias com outros músicos, está o solo de guitarra da canção "Beat It", do álbum Thriller, de Michael Jackson, que gravou juntamente com o guitarrista Steve Lukather (Toto). Também costuma fazer pequenos papéis em filmes e séries.
 
 

Sem comentários: