terça-feira, janeiro 21, 2020

Richie Havens nasceu há 78 anos

Havens começou a ficar famoso com o surgimento do movimento folk de Greenwich Village (que também catapultou as carreiras de Joan Baez e Bob Dylan). Em 1969, Havens abriu o Festival de Woodstock; ele foi aclamado pela multidão e foi tocando até ficar sem músicas, decidindo improvisar uma versão de "Motherless Child", a qual ele acrescentou um verso com a palavra "freedom" repetida várias vezes. Esta versão transformaria-se num sucesso internacional, com o lançamento do documentário Woodstock, em 1970.
Havens tocou na cerimónia da tomada de posse do presidente americano Bill Clinton em 1993. Ele continuou gravando e viajando em turnês, embora raramente escrevesse as suas próprias músicas, preferindo interpretar trabalhos de artistas como Dylan e Beatles.
Havens tinha uma técnica peculiar para tocar a viola que lhe dá um estilo único. Ele usava uma afinação em Ré que permitia que ele fizesse muitos acordes usando principalmente o dedo polegar, ao contrário das técnicas mais comuns de viola que priorizam o uso dos outros dedos sem usar o polegar.
   
  

Sem comentários: