quinta-feira, janeiro 30, 2020

Steve Marriott nasceu há 75 anos

  
Stephen Peter Marriott (Bow, Londres, 30 de janeiro de 1945 - Essex, 20 de abril de 1991), popularmente conhecido como Steve Marriott, foi um versátil cantor, compositor e guitarrista britânico, mais lembrado pela sua poderosa voz e a sua técnica de guitarra agressiva em grupos como os Small Faces (1965-1969) e os Humble Pie (1969-1975).
    
Biografia
Small Faces foi uma das bandas mais populares da Grã-Bretanha nos anos 60, e Marriot compôs, em parceria com Ronnie Lane,  a maioria dos sucessos do grupo, incluindo "All Or Nothing", "Itchycoo Park", "Lazy Sunday" e "Tin Soldier". Ele largou a banda, abruptamente, em 1969, frustrado pela incapacidade do grupo de se livrar da sua imagem de pop adolescente, além do fracasso de conseguir espaço no lucrativo mercado dos Estados Unidos.
Logo depois de deixar os Small Faces, formou uma nova banda, Humble Pie, com o guitarrista Peter Frampton (ex-The Herd), o baterista Jerry Shirley e o baixista Greg Ridley (ex-Spooky Tooth). Depois de vários ensaios na casa de Marriot em Essex, lançaram o seu primeiro disco, As Safe As Yesterday Is, pelo selo Immediate, alcançando o Top 5 nos EUA com "Natural Born Bugie". Os Humble Pie quase desapareceram depois da sua primeira turnê americana - depois de voltarem a Inglaterra, descobriram que a Immediate entrara em processo de falência.
Marriot também teve uma carreira a solo depois do fim dos Humble Pie, aparecendo nas gravações do cantor francês Johnny Halliday e nas do guitarrista Johnny Thunders, da banda New York Dolls, e também compondo e gravando com o baterista australiano John Lee (ex-The Dingoes).
Marriott morreu, tragicamente, num incêndio na sua casa, no dia 20 de abril de 1991; adormeceu enquanto fumava, depois de ter chegado de uma viagem transatlântica. Pouco antes da sua morte, Marriot e Peter Frampton haviam começado a compor novamente, mas esse projeto nunca foi finalizado.
    
    

Sem comentários: