sexta-feira, janeiro 17, 2020

Simone Simons, a vocalista da banda Epica, faz hoje 35 anos!

  
Simone Johanna Maria Simons (Hoensbroek, 17 de janeiro de 1985) é uma cantora lírica mezzosoprano e instrumentista dos Países Baixos, vocalista da banda de metal sinfónico Epica, casada com o guitarrista e teclista alemão Oliver Palotai, de quem tem um filho chamado Vincent Georg Palotai.
  
Formação musical
Simone J. Maria Simons iniciou os seus estudos musicais ainda na infância, aos dez anos de idade, quando passou a assistir a aulas regulares de flauta, instrumento musical que pratica até os dias de hoje. Algum tempo após, passou a frequentar aulas também de canto popular, estudando o repertório vocal jazzístico.
Em 2000, aos quinze, ouviu pela primeira vez a banda de metal sinfónico finlandesa, os Nightwish, mais especificamente o seu álbum Oceanborn, apaixonando-se pela voz da cantora lírica Tarja Turunen. Então, a fim de se aprimorar ainda mais como intérprete, começou-se a dedicar ao estudo do canto lírico. A tradição coral também se fez chave-mestra na formação musical de Simone. Em 2002, integrou o elenco, como coralista, de um grupo coral holandês, onde manteve ainda mais contacto com o repertório erudito vocal.
  
História profissional
Em 2002, conheceu o compositor, arranjador, orquestrador, cantor e instrumentista neerlandês Mark Jansen - fundador e então um dos compositores, vocalistas extremos, guitarristas e letristas da banda de metal sinfónico dos Países Baixos After Forever -, de quem se tornou amiga e com quem, mais tarde, se envolveria num relacionamento amoroso.
Em 2002, Jansen desligou-se dos After Forever, fundando um novo projeto musical, a saber, a banda de metal sinfónico Epica, então chamada Sahara Dust; não obstante, relutante, não chamou Simone para assumir os vocais líricos do grupo - uma vez que ela, ainda que também fosse cantora lírica, tinha apenas dezassete anos de idade, sendo demasiado jovem para assumir tamanha responsabilidade, conforme a opinião do músico. Pelo contrário, convidou a cantora lírica, compositora e letrista norueguesa Helena Michaelsen (ex-vocalista da banda de metal sinfónico da Noruega Trail of Tears) para integrar o elenco como vocalista feminina.
Foi somente no início de 2003, com a saída de Michaelsen, que Simone Simons, diante do convite de Mark Jansen, não recusou e obteve a posição de vocalista do Sahara Dust. Naquele mesmo ano, a banda, que havia acabado de mudar o seu nome para Epica, lançou a sua primeira demo e o seu primeiro álbum de estúdio - respectivamente chamados Cry for the Moon e The Phantom Agony - e Simone Simons entrou para o mercado fonográfico.
Simone Simons, ao longo dos seus primeiros cinco anos ao lado dos Epica, já lançou doze álbuns fonográficos (uma média de um disco a cada cinco meses), a saber: os álbuns de estúdio The Phantom Agony, de 2003, Consign to Oblivion, de 2005, The Score - An Epic Journey, de 2005, e The Divine Conspiracy, de 2007; os compactos "The Phantom Agony", de 2003, "Feint" e "Cry for the Moon", ambos de 2004, "Solitary Ground" e "Quietus (Silent Reverie)", os dois de 2005, "Never Enough", de 2007, e "Chasing the Dragon", de 2008; e o DVD We Will Take You with Us, de 2004.
Os Epica já se apresentaram em concertos em todo o mundo, de entre os quais, quanto às turnês europeias, destacam-se os importantes festivais Lowlands, Metal Female Voices Fest, M'era Luna e Wacken Open Air.
Em 14 de junho de 2008, num concerto no Miskolc Ice Hall, na Hungria, Simone Simons interpretou peças musicais do repertório erudito, de compositores clássicos como Mozart, Verdi, Vivaldi, Dvorak, Grieg, Carl Orff e Prokofiev, além de canções da sua própria banda (reescritas especialmente para o evento), ao lado dos Epica e de uma orquestra sinfónica e um grupo coral húngaros. Em 16 de outubro de 2009 foi lançado o álbum da banda, intitulado Design Your Universe, no qual começou no Top em #8 do Top 100 na Holanda, em #27 na Áustria, em #31 na França, e #37 na Alemanha. Em 29 de março de 2012 foi lançado o seu novo álbum, Requiem for the Indifferent.
Em 17 de novembro de 2014, a banda brasileira de power metal Angra anunciou que ela faria uma participação especial na faixa-título do oitavo disco de estúdio deles, Secret Garden.
  
  
Vida pessoal
Atualmente Simone mora em Estugarda, na Alemanha. É casada com o também músico Oliver Palotai, teclista da banda norte-americana Kamelot, com quem teve um filho, que nasceu a 2 de outubro de 2013, chamado Vincent Georg Palotai, segundo press release da banda holandesa.
   
   

Sem comentários: