domingo, fevereiro 18, 2018

Ernst Mach nasceu há 180 anos

Ernst Waldfried Josef Wenzel Mach (Brno, 18 de fevereiro de 1838 - Vaterstetten, 19 de fevereiro de 1916) foi um físico e filósofo austríaco.
De 1864 a 1867 foi professor de matemática em Graz. Depois (1867-1895) lecionou física na Universidade de Praga, onde se opôs à introdução da língua checa como idioma oficial na mesma universidade, alinhando com os partidários do domínio alemão na região. De 1895 a 1901 foi o titular da cadeira de história e teoria da ciência indutiva na Universidade de Viena. Em 1901, após abandonar o ensino, foi nomeado membro da Câmara dos Pares pelo imperador da Áustria.
As suas obras filosóficas e científicas exerceram profunda influência no pensamento do século XX. Os seus primeiros livros contêm os fundamentos de uma nova teoria filosófica, o empirocriticismo. Defendeu uma concepção positivista: nenhuma proposição das ciências naturais é admissível se não for possível verificá-la empiricamente.
Ficou bastante conhecido pelo número de Mach, as bandas de Mach, o seu livro "A ciência da mecânica" e os seus trabalhos em filosofia da física.

1 comentário:

Anónimo disse...

Your work surprised me a lot because it's been a long time since I found this wonderful sharing.

voyance gratuite