Tim Holt, nome artístico de Charles John Holt III, (Beverly Hills, Califórnia, 5 de fevereiro de 1919 - Shawnee, Oklahoma, 15 de fevereiro de 1973), foi um ator norte-maericano, conhecido não só por estrelar dezenas de fimes do faroeste B mas também por trabalhar com diretores de prestígio, como John Ford, John Huston e Orson Welles, entre outros.
(...)
Tim Holt passou a maior parte da infância no rancho da família, em Fresno e estreou no cinema em Fibra de Herói (The Vanishing Pioneer, 1928), onde o seu pai, Jack Holt, teve um papel principal. Em 1933 entrou para a Academia Militar de Culver, Indiana. Lá se destacou em vários desportos, como futebol americano, pólo e boxe, mas também no teatro. Após voltar para a Califórnia, decidiu-se definitivamente pelo cinema, começando com um pequeno papel em A História Começou à Noite (History Is Made at Night, 1937). A sua carreira ganhou impulso ao participar de No Tempo das Diligências (Stagecoach, 1939), de John Ford. De 1941 a 1943
trabalhou em filmes importantes e teve um bom papel numa festejada série de
pequenos faroestes para a RKO, inclusive durante as licenças da Força
Aérea, onde se alistara em 1942. Já como tenente, Holt lutou no Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial, tendo tomado parte em cinquenta e nove missões a bordo de um bombardeiro B-29.
Depois de sair, em 1945, Holt voltou ao cinema, inicialmente em Paixão de Fortes (My Darling Clementine, 1946), outro filme de Ford. Entre 1948 e 1952
fez a sua segunda e mais famosa série de faroestes para a RKO. Já fora do
cinema, Holt mudou-se para um rancho no Oklahoma e trabalhou na televisão, inclusive no piloto da telessérie não aprovada, "Adventure in Java", com Charles Bronson. Nos anos 60, foi executivo em Denver, Colorado. Em 1971 voltou para Oklahoma City, Oklahoma, onde assumiu o departamento comercial de uma emissora de rádio. Nesse mesmo ano fez a sua última aparição no cinema, no policial This Stuff'll Kill Ya.
Em 1972 foi-lhe diagnosticado cancro no cérebro,
vindo a falecer em quinze de fevereiro do ano seguinte, em Shawnee,
Oklahoma. Holt foi casado três vezes. As suas esposas foram: Virgina Mae
Ashcroft (1938-1944), Alice Harrison (1944-1951) e Birdee Stephens, de 1957 até sua morte. Foi pai de três filhos: Jack, Bryanna e Jay.
in Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário