segunda-feira, fevereiro 26, 2018

Há 25 anos o World Trade Center foi alvo de um primeiro atentado

No atentado ao World Trade Center, ocorrido a 26 de fevereiro de 1993, um carro-bomba foi detonado por terroristas árabes islâmicos no parque de estacionamento subterrâneo por baixo da Torre Um do World Trade Center na cidade de Nova Iorque. Os 680 kg do dispositivo de combustível e nitrato matou seis e feriu 1042 pessoas. A sua intenção era devastar as fundações (alicerces) da Torre Norte, para que colapsasse em cima da sua gémea (a Torre Dois).
O ataque foi planeado por um grupo de conspiradores incluindo Ramzi Yousef, Sheik Omar Abdel-Rahman, El Sayyid Nosair, Mahmud Abouhalima, Mohammad Salameh, Nidal Ayyad, Ahmad Ajaj e Abdul Rahman Yasin, que receberam financiamento de um membro da Al-Qaeda, Khaled Shaikh Mohammed, tio de Yousef.
A bomba explodiu na garagem subterrânea às 12.17 horas, gerando uma pressão estimada de mais do de 1 GPa (giga Pascal) e abrindo um buraco com 30 metros de diâmetro através de quatro andares. A velocidade de detonação desta bomba foi cerca de 4.5 km/s. Assume-se que o gás cianídrico gerado foi queimado/consumido na explosão.
 

Sem comentários: