terça-feira, agosto 28, 2012

Um dos homens mais ricos e poderosos de África (e do mundo...) faz hoje 70 anos

José Eduardo dos Santos (Sambizanga, Luanda, 28 de agosto de 1942) é um engenheiro e político angolano e actual presidente da República de Angola, cargo que exerce desde 10 de setembro de 1979.
Enquanto presidente do país, José Eduardo dos Santos é também comandante em chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA) e presidente do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola), o partido no poder desde a independência do país, em 11 de novembro de 1975.


José Eduardo dos Santos é pai de Isabel dos Santos (Bacu, RSS do Azerbaijão, em abril de 1973) uma empresária angolana. Segundo a revista Forbes, a sua fortuna era avaliada em 170 milhões de dólares 2011. Ela é considerada a mulher mais poderosa e rica em Angola e na África subsariana.
Filha do presidente angolano José Eduardo dos Santos e da sua primeira esposa Tatiana Kukanova, natural do Azerbeijão, Isabel dos Santos viveu grande parte da sua vida em Londres, onde a sua mãe reside agora, e onde estudou engenharia elétrica. Foi também em Londres que ela conheceu Sindika Dokolo, nacional da República Democrática do Congo, com quem se casou em 2003, em Luanda. O casamento, uma festa com um custo aproximado de quatro milhões de dólares, com mil convidados, foi um dos maiores casamentos na história de Angola. Muitos dos convidados que vieram de fora de Angola foram trazidos, em aviões especialmente fretados, e entraram em Angola sem vistos. O padrinho de casamento era o então ministro angolano da Economia dos Petróleos, Desidério Costa.

(...)

Desde que seu pai José Eduardo dos Santos acedeu à Presidência de Angola em 1979, ele e sua família acumularam um império de negócios estimado em pelo menos € 1,5 mil milhões (US $2 mil milhões) em meados de 2012, enquanto uma parte substancial da população angolana vive na pobreza, apesar dos milhões de dólares em receitas de petróleo e riquezas minerais do país.

Sem comentários: