sexta-feira, agosto 17, 2012

O romance O Triunfo dos Porcos foi lançado há 67 anos

Animal Farm (O Triunfo dos Porcos) é um romance alegórico do escritor inglês George Orwell, publicado no Reino Unido em 17 de agosto de 1945 e apontado pela revista americana Time entre os cem melhores da língua inglesa. A sátira feita pelo livro à União Soviética comunista obteve o 31º lugar na lista dos melhores romances do século XX organizada pela Modern Library List.
O livro narra uma história de corrupção e traição e recorre a figuras de animais para retratar as fraquezas humanas e demolir o "paraíso comunista" proposto pela Rússia na época de Estaline. A revolta dos animais da Manor Farm contra os humanos é liderada pelos porcos Snowball (Bola-de-Neve) e Napoleon (Napoleão). Os animais tentam criar uma sociedade utópica, porém Napoleon é seduzido pelo poder, afasta Snowball e estabelece uma ditadura tão corrupta quanto a sociedade de humanos.
Para o autor, um social-democrata e membro do Partido Trabalhista Independente por muitos anos, a obra é uma sátira à política estalinista que, segundo sua ótica, teria traído os princípios da revolução russa de 1917.

Versão da bandeira do Animalismo, n'O Triunfo dos Porcos

1 comentário:

Joel disse...

Extraordinário livro! Dos melhores que já li. Este é daqueles livros que não faria mal nenhum ser incluído no programa escolar, mesmo não sendo literatura portuguesa.