sábado, agosto 13, 2022

Ada de Castro faz hoje 85 anos

(imagem daqui)
 
Ada Antunes Pereira conhecida por Ada de Castro (Lisboa, 13 de agosto de 1937) é uma atriz de teatro e fadista portuguesa.

A estreia da fadista no teatro de revista aconteceu na peça Tudo à Mostra (1966), no Teatro Maria Vitória, onde cantou "Na Hora da Despedida", um fado de apoio aos soldados portugueses na Guerra do Ultramar, que se tornaria num sucesso.

Ada fez parte dos sócios fundadores da Associação Portuguesa dos Amigos do Fado.

Em 2009 é ditado o primeiro volume de Os Fados da Alvorada, incluído numa série de compilações com chancela da Movieplay Portuguesa, que abre com o tema "A Rosa" interpretado por Ada de Castro, com música de Joaquim Campos da Silva e letra de Joaquim da Silva Borges. Segundo investigação de José Manuel Osório, são estes os verdadeiros créditos do tema "Rosa Caída" (1961), cuja letra foi atribuída a José Guimarães, que realmente escreveu um poema "Rosa Caída" mas que não corresponde à texto cantado no fado.

Ada de Castro anunciou a sua retirada do meio artístico no dia 4 de outubro de 2010, após ter recebido o "Prémio de Carreira" pelos seus 50 anos de carreira na V Gala Amália. O evento realizado pela Fundação Amália e pela Música no Coração decorreu no Coliseu de Lisboa. Ainda em 2010, a RTP apresentou o documentário "Ada de Castro - 50 Anos de Carreira", de Maria João Gama.

Em 27 de novembro de 2012, a fadista foi distinguida em Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro, da Câmara Municipal de Lisboa, numa uma cerimónia onde foram homenageadas 50 personalidades do universo do Fado e da Guitarra Portuguesa, assinalando o 1.º aniversário da consagração do Fado como Património Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.
 

 


Sem comentários: