terça-feira, agosto 30, 2022

Notícia paleontológica portuguesa...

 Descoberto fóssil de dinossauro em Portugal. Pode ser o maior da Europa

  

 

Uma das costelas do saurópode tem cerca de três metros de comprimento

Paleontólogos portugueses encontraram o esqueleto fossilizado do que pode ser o maior dinossauro da Europa, em Portugal.

Pensa-se que os restos são os de um saurópode, um dinossauro herbívoro de 12 metros de altura e 25 metros de comprimento que habitava a Terra há cerca de 150 milhões de anos, segundo a Phys Org.

“É uma das maiores espécies descobertas na Europa, talvez no mundo”, sublinhou Elisabete Malafaia, paleontóloga da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa à AFP, esta segunda-feira.

Os ossos foram descobertos por investigadores portugueses e espanhóis no jardim de uma casa perto de Pombal, no centro de Portugal, no início de agosto.

Entre os ossos recolhidos, encontraram os restos de uma costela de cerca de três metros de comprimento, acrescentou Malafaia.

 Os fósseis foram descobertas pela primeira vez em 2017, enquanto o proprietário da casa estava a fazer obras no jardim. Na altura, contactou paleontólogos que apenas desenterraram parte do fóssil do dinossauro no início deste mês e têm vindo a examiná-lo desde então.

Os saurópodes têm pescoços e caudas longos e encontram-se entre os maiores animais que alguma vez viveram. Pensa-se que os fósseis descobertos no Monte Agudo, em Pombal, são os de um braquiossauro que viveu durante o período do Jurássico Superior.

O facto de as vértebras e costelas terem sido encontradas no mesmo local e na posição em que teriam estado na anatomia do dinossauro é “relativamente raro“, explicou Malafaia. A equipa vai realizar mais escavações nos próximos meses.

“A investigação no sítio de Monte Agudo confirma que a região de Pombal tem um importante registo fóssil de vertebrados Jurássicos tardios, que nas últimas décadas proporcionaram a descoberta de materiais abundantes e muito significativos para o conhecimento das faunas continentais que habitavam a Península Ibérica há cerca de 145 milhões de anos”, conclui Elisabete Malafaia.

 

in ZAP (corrigido)

Sem comentários: