Maria Tecla Artemisia Montessori (Chiaravalle, 31 de agosto de 1870 - Noordwijk aan Zee, Países Baixos, 6 de maio de 1952) foi uma educadora, médica e pedagoga italiana. É conhecida pelo método educativo que desenvolveu e que ainda é usado hoje em escolas públicas e privadas no mundo inteiro.
Destacou a importância da liberdade, da atividade e do estímulo
para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Para ela, liberdade
e disciplina se equilibrariam, não sendo possível conquistar uma sem a
outra. Adaptou o princípio da auto-educação, que consiste na
interferência mínima dos professores, pois a aprendizagem teria como
base o espaço escolar e o material didático.
Vida
Montessori nasceu em 31 de agosto de 1870 em Chiaravalle,
Itália. O seu pai, Alessandro Montessori, era um alto funcionário do Ministério das
Finanças, trabalhando na época numa fábrica de tabaco estatal. A sua mãe,
Renilde Stoppani, era bem educada para a época e provavelmente parente
do geólogo italiano Antonio Stoppani.
Desde muito jovem, manifestou interesse pelas matérias científicas, principalmente matemática e biologia, resultando em conflito com os seus pais, que desejavam que ela seguisse a carreira de professora.
Indo contra as expectativas familiares, inscreveu-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Roma, escolha que a levou a ser, em 1896, uma das primeiras mulheres a formar-se em medicina na Itália.
Após sua formatura, não pode exercer como médica, pois na época não
se admitia uma mulher examinando o corpo de um homem. Então iniciou um
trabalho com crianças com necessidades especiais na clínica da
universidade, vindo posteriormente dedicar-se a experimentar em
crianças, sem comprometimento algum, os procedimentos usados na educação
dos que tinham comprometimento. Observou, também, crianças que
brincavam nas ruas e criou um espaço educacional para estas crianças - a
Casa dei Bambini.
Responsável também pela criação do Método Montessori de aprendizagem, composto especialmente por um material de apoio em que a própria criança (ou utilizador) observa e faz as conexões corretas.
Desde muito jovem, manifestou interesse pelas matérias científicas, principalmente matemática e biologia, resultando em conflito com os seus pais, que desejavam que ela seguisse a carreira de professora.
Responsável também pela criação do Método Montessori de aprendizagem, composto especialmente por um material de apoio em que a própria criança (ou utilizador) observa e faz as conexões corretas.
in Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário