quinta-feira, agosto 25, 2022

Friedrich Nietzsche morreu há 122 anos


Friedrich Wilhelm Nietzsche
(Röcken, Reino da Prússia, 15 de outubro de 1844Weimar, Império Alemão, 25 de agosto de 1900) foi um filósofo, filólogo, crítico cultural, poeta e compositor prussiano do século XIX, nascido na atual Alemanha. Escreveu vários textos criticando a religião, a moral, a cultura contemporânea, filosofia e ciência, exibindo uma predileção pela metáfora, ironia e aforismo.

    

(...)   

    

Em 3 de janeiro de 1889, Nietzsche sofreu um colapso mental. O próprio teria testemunhado o açoitamento de um cavalo no outro extremo da Piazza Carlo Alberto, e então correu em direção ao cavalo, jogou os braços ao redor de seu pescoço para protegê-lo e, em seguida, caiu no chão.

Nos dias seguintes, Nietzsche enviou escritos breves conhecidos como Wahnbriefe ("Cartas da loucura") para um número de amigos, como Cosima Wagner e Jacob Burckhardt. Muitas delas assinadas como "Dionísio".

Embora a maioria dos comentaristas considerem seu colapso como alheios à sua filosofia, Georges Bataille chegou a insinuar que sua filosofia pudesse tê-lo enlouquecido ("'Homem encarnado' também deve enlouquecer") e a psicanálise post mortem de René Girard postula uma rivalidade de adoração com o Richard Wagner.

Faleceu em 25 de agosto de 1900. Encontra-se sepultado em Röcken Churchyard, Röcken, Saxônia-Anhalt na Alemanha.

in Wikipédia

 

Ó Homem! Ouve!

Que diz a Meia-noite com a sua voz grave?

«Eu dormia, eu dormia,

Emergia de um sono profundo:

O universo é profundo,

E mais profundo do que o Dia imagina.

Profunda é a sua dor,

Mais profunda ainda é a sua alegria.

A dor diz: “Vai!”

Mas a alegria quer a Eternidade,

Quer a profunda Eternidade!»


 

in Assim falava Zaratustra - Friedrich Nietzsche

Sem comentários: