terça-feira, agosto 30, 2022

Os bombardeamentos da NATO na Bósnia e Herzegovina começaram há 27 anos

   
Os bombardeamentos da NATO na Bósnia e Herzegovina em 1995 (nomeado pela OTAN de Operação Força Deliberada) foram uma campanha aérea conduzida pela organização militar do Atlântico Norte durante a Guerra da Bósnia, para minar a capacidade militar do exército sérvio-bósnio, que ameaçava e atacava áreas da ONU, designadas como "zonas de segurança" na Bósnia e Herzegovina. A operação foi realizada entre 30 de agosto e 20 de setembro de 1995, envolvendo 400 aviões e 5.000 pessoas de 15 nações.
Bem planeado e aprovado pelo Conselho do Atlântico Norte, em julho de 1995, a operação foi desencadeada em resposta direta à segunda onda de massacres em Markale, em 28 de agosto de 1995.
A operação foi realizada em pontos chave na República Srpska, envolvendo 400 aviões e 5.000 pessoas entre os pilotos e o pessoal de terra de 15 países diferentes. Os aviões envolvidos foram operados a partir da Itália e de porta-aviões dos EUA o USS Theodore Roosevelt e o USS America. 68% das bombas utilizadas nessa campanha foram munições guiadas de precisão (as chamadas "bombas inteligentes"). A rede defesa do exército sérvio-bósnio, composta por aviões e mísseis antiaviões (em inglês mísseis terra-ar ou SAMS), representou uma grande ameaça para o desenvolvimento de operações conjuntas.
Em resposta aos ataques, o Exército sérvio-bósnio sequestrou e usou como escudos humanos em pontos-chave da região mais 400 soldados da ONU (UNPROFOR).
Os ataques aéreos internacionais aumentaram a pressão internacional sobre Slobodan Milošević e a República Federal da Jugoslávia para participar nas negociações que resultaram no Acordo de Paz de Dayton
   

Sem comentários: