segunda-feira, agosto 29, 2022

Éamon de Valera morreu há 47 anos

    
Éamon de Valera (nascido Edward George de Valera; em gaélico, Éamon de Bhailéara; Nova York, 14 de outubro de 1882 - Dublin, 29 de agosto de 1975) foi uma das figuras políticas dominantes do século XX na Irlanda. Ele ocupou vários cargos públicos importantes entre 1917 e 1973, servindo várias vezes como Chefe de estado e governo. Ele também foi um dos responsáveis pela criação da atual Constituição da Irlanda.
De Valera foi um dos líderes na luta da Irlanda pela independência contra o Reino Unido. Mais tarde, ele também liderou a fação anti-tratado do movimento republicano irlandês durante a violenta guerra civil de 1922/23. Um dos membros fundadores da Sinn Féin, deixou o partido em 1926 e fundou a Fianna Fáil e serviu como Chefe de Governo do Estado Livre Irlandês (e depois como Taoiseach, ou primeiro-ministro) de 1932 a 1948, 1951 a 1954 e 1957 a 1959. Entre 1959 e 1973, ele assumiu o cargo formal de Presidente da Irlanda. A sua orientação política foi a de um republicano com sentimentos progressistas, até se tornar um político com visões maioritariamente conservadoras nas últimas décadas da sua vida.
O sentimento com relação as conquistas de Éamon de Valera durante a sua carreira política ainda causam divisão entre analistas e estudiosos. Muitos o avaliam como um "cabeça dura", intransigente e desonesto, que instigou uma dura divisão no movimento republicano irlandês. O biógrafo Tim Pat Coogan afirma que o seu tempo na liderança do país foi um período de estagnação económica e cultural. Já outros historiadores, como Diarmaid Ferriter, afirmam que ele era austero e frio, mas que muitos aspetos do seu temperamento e personalidade não são totalmente verdadeiros. Os seus apoiantes dizem que era um político habilidoso. Com o passar dos anos, contudo, visões muito favoráveis do período em que foi o líder do país começaram a virar minoria, com os seus fracassos ganhando mais ênfase. Para muitos estudiosos, o seu papel na história da Irlanda é de menor importância, comparado com homens como Michael Collins, um dos seus rivais políticos.

Sem comentários: