domingo, agosto 28, 2022

O pintor Edward Burne-Jones, da Irmandade Pré-Rafaelita, nasceu há 189 anos

  

Sir Edward Coley Burne-Jones (Birmingham, 28 de agosto de 1833Londres, 17 de junho de 1898) foi um artista britânico e designer associado com a fase da Irmandade Pré-Rafaelita, que trabalhou com William Morris em artes decorativas como um parceiro de fundação, da Morris, Marshall, Faulkner & Co.

Burne-Jones esteve envolvido no rejuvenescimento da tradição da arte com vitrais na Grã-Bretanha; as suas obras incluem janelas na St. Philip's Cathedral, Birmingham, St Martin em the Bull Ring, Birmingham, Holy Trinity Church, Sloane Square, Chelsea, St Peter and St Paul Parish Church em Cromer, St Martin's Church em Brampton, Cumbria igreja projetado por Philip Webb), St Michael's Church, Brighton, Trinity Church em Frome, All Saints, Jesus Lane, Cambridge, St Edmund Hall e Christ Church, duas faculdades da Universidade de Oxford. Os seus vitrais também aparecem na Igreja de St Anne, Brown Edge, Staffordshire Moorlands e na igreja de St Edward the Confessor em Cheddleton Staffordshire. As primeiras pinturas de Burne-Jones mostram a inspiração de Dante Gabriel Rossetti, mas, na década de 1860, Burne-Jones estava descobrindo a sua própria "voz" artística.

Em 1877, ele foi persuadido a mostrar oito pinturas a óleo na Grosvenor Gallery (um novo rival da Royal Academy). Isso incluía A sedução de Merlin. O momento era certo e ele foi considerado arauto e estrela do novo movimento estético. Burne-Jones trabalhou com artesanato; incluindo o design de ladrilhos de cerâmica, joias, tapeçarias e mosaicos.
 
Pan e Psyche
, 1874

 
Saint Cecilia
, circa 1900, Princeton University Art Museum

 

Sem comentários: