domingo, agosto 28, 2022

Sterling Morrison nasceu há oitenta anos...

  
Holmes Sterling Morrison, Jr. (East Meadow, New York, 28 de agosto de 1942Poughkeepsie, New York, 30 de agosto de 1995) foi um dos fundadores e membro da banda de rock The Velvet Underground, tocava guitarra e, ocasionalmente, baixo.
Morrison formou-se em Inglês na Universidade de Siracusa, onde conheceu Lou Reed, um estudante bolsista de Inglês. Embora os dois estudassem juntos, separaram-se depois de Morrison terminar os seus estudos e Reed se formar em 1964, voltando a encontrar-se em Nova York, em 1965. Nessa época, Reed conheceu John Cale que estava interessado em começar uma banda, então, quando encontrou Morrison, convidou-o para participar, surgindo assim os The Velvet Underground.
Morrison tocou principalmente guitarra na banda, nos dois primeiros álbuns, embora quando Cale - baixista oficial da banda - tocava viola ou teclados, Morrison frequentemente tocava baixo. Outras músicas, no entanto, (incluindo "Heroin" e "Sister Ray") têm Reed e Morrison na guitarra, enquanto Cale tocou viola ou órgão. Embora Morrison tenha sido elogiado algumas vezes como baixista (em faixas como "Sunday Morning" e "Lady Godiva's Operation"), não gostava de tocar esse instrumento.
Após o fim da banda, Morrison continuou a colaborar com os demais membros tendo participado de álbuns de John Cale, Moe Tucker e Nico.
Em 1994, Morrison tocou em duas faixas ("Friendly Advice" e "Great Jones Street") do álbum Bewitched da banda de dream pop e indie rock Luna.
Morreu de um linfoma não-Hodgkin (LNH), que é uma neoplasia maligna que se origina nos gânglios linfáticos (que são muito importantes no combate a infeções), apenas dois dias depois de fazer 53 anos.
   

 


Sem comentários: