sábado, junho 24, 2017

Richard Kruspe, o guitarrista dos Rammstein, faz hoje 50 anos!

Richard Z. Kruspe (Wittenburg, 24 de junho de 1967) é um guitarrista alemão, atual guitarrista da banda Rammstein. Mede 1,80 m, o seu cabelo é castanho, os olhos azuis, tem sobrancelhas não unidas e muito baixas.
Em 10 de outubro de 1989, antes da queda do Muro de Berlim, ele estava a ir para o metro e quando estava perto ficou no meio de uma manifestação política; foi atingido na cabeça e preso apenas por estar ali, e ficou na prisão seis dias. Uma vez fora da prisão, decidiu deixar a Alemanha de Leste. Naqueles dias, não se podia sair da RDA para a RFA, por isso ele entrou na RFA através da Checoslováquia. Quando o muro caiu, ele voltou para a parte oriental da Alemanha.
Richard tem duas irmãs mais velhas. Os seus pais são divorciados e a  sua mãe voltou a casar, tendo Richard convivido com o padrasto. Quando era mais jovem foi lutador de Luta Greco-Romana e chegou a ser campeão da RDA. O seu verdadeiro nome é Zven, nome de batismo, mas mudou-o para Richard. É divorciado do primeiro casamento, tendo casado novamente com a atriz Caron Bernstein, a 29 de outubro de 1999 e adotado o último nome de sua mulher, "Bernstein". Em 2004, Caron e Richard separam-se e ele retirou o nome "Bernstein". Tem uma filha, Khira Li Lindemann, fruto da relação de Richard com a ex-mulher de Till Valcorte Lindemann, nascida a 28 de fevereiro de 1991 e um filho chamado Merlin Besson, de um outro relacionamento, nascido no dia 10 de dezembro de 1992. A sua filha aparece no concerto Live Aus Berlin.
Trabalhou como caixa e empregado de cozinha antes de ser um dos fundadores da banda Rammstein, ao lado de Christoph Schneider, tocando guitarra. O seu primeiro grupo chamava Orgasm Death Gimmick. Gosta de bandas como os AC/DC e Black Sabbath. Fala inglês, língua que aprendeu ao ler revistas. A letra da música "Engel" foi escrita por si. Tem um projeto paralelo, chamado Emigrate, com um disco lançado.
 
in Wikipédia

Sem comentários: