sexta-feira, junho 09, 2017

O Czar Pedro o Grande nasceu há 345 anos

Pedro I (Moscovo, 9 de junho de 1672São Petersburgo, 8 de fevereiro de 1725), apelidado de Pedro, o Grande, foi o Czar do Czarado da Rússia de 1682 até à formação do Império Russo em 1721, continuando a reinar como Imperador até à sua morte. Pouco depois da sua ascensão até 1696, ele reinou em conjunto com o seu meio-irmão mais velho, Ivan V. Pedro era o filho mais velho do czar Aleixo com sua a segunda esposa, Natália Naryshkina, vivendo os seus primeiros anos tranquilamente até chegar ao trono, com apenas dez anos de idade, depois de ser escolhido como o novo soberano pela população moscovita.
A sua escolha não satisfez a família da primeira esposa de Aleixo e o exército Streltsi, que fomentaram uma sangrenta revolta, juntamente com a sua meia-irmã Sofia que instaurou Ivan como co-monarca e ela como regente em nome dos dois. Pedro viveu sem ser incomodado nos sete anos seguintes, ao mesmo tempo que Sofia governava o país, finalmente tirando-lhe poder durante uma revolta em 1689, aos dezassete anos. Ele mesmo assim não assumiu o governo pessoalmente, deixando a sua mãe e boiardos a cuidar do país em seu nome.
Foi importante na modernização e ocidentalização da Rússia, país que já estava muito desfasado em relação às potências ocidentais. Também deu ao seu país grande poder depois de derrotar a Suécia na Grande Guerra do Norte, que ficou marcada pela sua grande vitória na Batalha de Poltava em 1709. Ao aperceber-se de que a Rússia era socialmente e tecnicamente atrasada, resolveu abrir uma janela para o Ocidente, já como czar, a fim de fazer ingressar no país as ideias europeias do progresso, não sem antes recolher a irmã Sofia ao um Convento. Empreendeu um périplo de 18 meses pela Europa, em que se fez passar por marinheiro e trabalhou como carpinteiro num estaleiro da Holanda, aprendeu a retalhar a gordura da baleia, estudou anatomia e cirurgia observando dissecação de cadáveres e ainda visitou museus e galerias de arte.


Sem comentários: