segunda-feira, junho 19, 2017

Aage Niels Bohr nasceu há 95 anos

Aage Niels Bohr (Copenhaga, 19 de junho de 1922 - Copenhaga, 8 de setembro de 2009) foi um físico dinamarquês, o quarto filho de Margrethe Bohr e Niels Bohr.
Foi Nobel de Física em 1975 pela descoberta da conexão do movimento coletivo e movimento individual de partículas no núcleo atómico e pelo desenvolvimento da teoria da estrutura do núcleo atómico. Foi professor da Universidade de Copenhaga e ingressou na Pontifícia Academia das Ciências em 17 de abril de 1978.

Biografia
Morou com seus pais no Instituto de Física Teórica (hoje Instituto Niels Bohr) e, depois, mudou para Carlsberg em 1932. Quando completou doze anos entrou para o Sortedam Gymnasium e estudou ciências humanas e biologia. Entrou para a Universidade de Copenhague em 1940, antes da ocupação alemã, com o intuito estudar física e acabou tornando-se uma espécie de assistente, por correspondência, do pai Niels Bohr, em trabalhos sobre física. Em 1943 aconselhado pelo mesmo fugiu dos nazis e mudou para a Suécia e, em seguida, para a Inglaterra onde estudou energia atómica.
Retornou à Dinamarca em 1945, mas continuou integrando grupos de pesquisa em física atómica de Londres, Washington e Los Alamos. Na Dinamarca voltou para a Universidade e alcançou o mestrado em 1946. Em 1948 foi nomeado para integrar a equipe do Instituto de Estudos Avançados de Princeton.
Em 1950 casou com Marietta Soffer, em Nova Iorque, e o casal teve três filhos: Vilhelm, Tomas e Margrethe.
Escreveu dois importantes livros sobre a estrutura nuclear em cooperação com o físico norte americano Ben Mottelson: Single-Particle Motion (1969) e Nuclear Deformations (1975).

Sem comentários: