terça-feira, junho 20, 2017

Guilherme IV morreu há 180 anos

Guilherme IV (Londres, 21 de agosto de 1765Windsor, 20 de junho de 1837) foi Rei do Reino Unido e Hanover de 1830 até à sua morte. O terceiro filho de Jorge III e irmão de Jorge IV, Guilherme foi o penúltimo monarca britânico da Casa de Hanover.
Quando jovem, Guilherme serviu na Marinha Real Britânica na América do Norte e no Caribe, porém pouco lutou. Já que os seus dois irmãos mais velhos morreram sem deixarem herdeiros legítimos, herdou o trono aos 64 anos de idade. Durante o seu reinado ocorreram várias reformas: a lei dos pobres foi revista, o trabalho infantil foi restringido e a Lei da Reforma de 1832 reorganizou o sistema eleitoral britânico. Apesar de não se envolver tanto na política quanto o seu pai e o irmão, Guilherme foi o último monarca a nomear um primeiro-ministro contra a vontade do Parlamento do Reino Unido. Através do seu irmão Adolfo, Duque de Cambridge, o vice-rei de Hanover, garantiu ao reino uma curta constituição liberal.
Guilherme não tinha nenhum herdeiro legítimo; entretanto, tinha oito filhos bastardos vivos com a sua amante Dorothea Jordan. Guilherme IV foi sucedido no Reino Unido pela sua sobrinha, Vitória, e em Hanover pelo seu irmão, Ernesto Augusto.
 

Sem comentários: