terça-feira, junho 20, 2017

Brian Wilson, o fundador dos Beach Boys, faz hoje 75 anos!

 Brian Wilson atuando em janeiro de 2007

Brian Douglas Wilson (20 de junho de 1942, Hawthorne, Califórnia) é um músico dos Estados Unidos.
Foi o fundador, em 1961, dos Beach Boys, e o principal compositor americano na década de 60 e um dos músicos mais criativos da música popular do século XX. Juntamente com os seus irmãos Dennis e Carl Wilson, o primo Mike Love e o amigo Alan Jardine, interpretou músicas que fazem parte da história do rock.
A sua vida foi bastante conturbada. Teve uma infância problemática, sendo reprimido pelo pai, Murry Wilson, levando tareias deste e procurando refúgio na música. Era apaixonado por jazz e The Four Freshmen, enquanto seu irmão mais novo Carl era aficionado pela guitarra de Chuck Berry. Dennis Wilson, irmão do meio, surfava nas praias californianas e arranhava na bateria no início, enquanto seu primo Mike Love cantava no coral da igreja. Esta seria a espinha dorsal dos Beach Boys.
As primeiras composições de Brian surgiram depois que Dennis descreveu-lhe a sensação de como era surfar ondas (curiosamente, Brian nunca o fez) e falavam apenas de carros, corridas de carros e de surf e praia. Depois veio a fase das músicas de raparigas. "I Get Around", a primeira música dos BB's a atingir o topo das paradas norte-americanas, foi, segundo o próprio Brian, o ponto de transição das composições despretensiosas e adolescentes para um trabalho mais rico harmornicamente, mais complexo, mais artístico, embora desde o início e nos primeiros álbuns o grupo já mostre a sua boa qualidade e inovação dos estilos experimentais para a época como, o surf rock e o rock instrumental, estilos estes também influentes para a Invasão Britânica.
A maturidade harmónica e musical de Brian começou a ser notada em músicas como "California Girls", "Help me Rhonda", além das canções dos álbuns "Today!" e "Summer Days (and Summer Nights)". Depois de ouvir o "Rubber Soul", dos Beatles, Brian decidiu compor um álbum bom do início ao fim, como ele achou que o "Rubber Soul" era. A partir de então, começou um projeto audacioso, que contaria com a participação dos melhores músicos de Los Angeles e com a parceria de Tony Asher pondo letras em algumas das canções feitas por Brian, além de vocais que mais pareciam de anjos, como era o do Beach Boys.
Lançado a 16 de maio de 1966, o "Pet Sounds" é um marco na história da música pop contemporânea. Inovador, está à frente de seu tempo e é, sempre que são feitas listas dos melhores álbuns de todos os tempos, colocado como tal. A revista MOJO, em 1995, classificou o "Pet Sounds" como o melhor álbum de todos os tempos. A revista "Rolling Stone", em 2004, o classificou como o 2ª melhor álbum de todos os tempos, a seguir de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles. Muitos discordam dessa lista, alegando que o Pet Sounds é superior ao Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band tanto tecnicamente quanto musicalmente.
 

Sem comentários: