sexta-feira, agosto 12, 2022

Luther Allison morreu há vinte e cinco anos...


   
Luther Allison (Widener, 17 de agosto de 1939 – Madison, 12 de agosto de 1997) foi um guitarrista de blues norte americano. Nasceu em Widener, Arkansas e se mudou com sua família aos doze anos para Chicago em 1951. Aprendeu a tocar guitarra sozinho e começou a escutar blues extensivamente. Três anos depois ficava à toa no lado de fora de bares noturnos de blues torcendo para que alguém o convidasse a se apresentar. Ele tocou com a banda de Howlin' Wolf e com James Cotton
 

A sua grande estreia foi em 1957, quando Muddy Waters o convidou para subir ao palco. Tocou no circuito de clubes no final da década de 50 e início da década de 60, gravando o seu primeiro single em 1965. Allison assinou um contrato com a Delmark Records em 1967 e lançou o seu primeiro álbum, Love Me Mama no ano seguinte. Uma apresentação bem recebida no Ann Arbor Blues Festival de 1969 resultou num convite para ele retornar ao festival nos três anos seguintes. Também fez uma turnê nacional e em 1972 assinou pela Motown Records, sendo um dos primeiros e únicos músicos de blues contratados pela gravadora. No meio dos anos 70 começou uma turnê pela Europa e mudou-se para a França em 1977, não voltando aos Estados Unidos nos 15 anos seguintes. Allison ficou conhecido pelas suas apresentações ao vivo com solos longos de guitarra e caminhadas junto ao público com sua Gibson Les Paul.

O empresário de Allison, Thomas Ruf, fundou uma gravadora chamada Ruf Records em 1994. Após assinar com a Ruf Records, Allison planeou uma volta associada à Alligator Records. O fundador da Alligator, Bruce Iglauer convenceu Allion a retornar aos Estados Unidos. O Álbum Soul Fixin' Man foi gravado e lançado em 1994 e Allison fez uma turnê pelo continente norte americano, no ano seguinte se apresentou no San Francisco Blues Festival.

Allison tocou uma versão cover de "You Can't Always Get What You Want" para o álbum de tributo aos Rolling Stones de 1997, Paint it Blue: Songs of the Rolling Stones.

No meio de sua turnê no verão de 1997, Allison deu entrada no hospital por sentir tonturas e falta de coordenação. Foi descoberto que ele tinha um tumor no pulmão que se espalhou por metástase ao seu cérebro. Após entrar e sair do estado de coma, Allison morreu em 12 de agosto de 1997, cinco dias antes de completar 58 anos, em Madison, Wisconsin. O seu álbum Reckless fora recém lançado. Allison foi enterrado no Cemitério Washington Memory Gardens em Homewood, Illinois. Seu filho Bernard Allison, que havia tocado como membro de sua banda, agora tem carreira solo.

Foi introduzido postumamente no Blues Hall of Fame em 1998. Em 2000, o Chicago Sun-Times o chamou de "Bruce Springsteen dos blues".


 


Sem comentários: