O viaduto Polcevera da Autoestrada A10, também conhecido como ponte Morandi, foi uma ponte atirantada atravessando o rio Polcevera, a oeste de Génova. Encontrava-se entre os bairros de Sampierdarena e Cornigliano.
A ponte, projetada pelo engenheiro Riccardo Morandi, foi construída entre 1963 e 1967 pela Società Italiana per Condotte d'Acqua. Foi inaugurada em 4 de setembro de 1967, com a presença do então presidente da República Giuseppe Saragat.
O seu comprimento era de 1.182 metros e o tabuleiro encontrava-se a uma
altura de 45 metros. Os pilares alcançavam até 90 metros e o vão
máximo era de 210 metros.
A 14 de agosto de 2018, a parte da ponte sobre a zona fluvial e industrial Sampierdarena desabou no momento em que vários automóveis e camiões passavam por ela, causando 43 mortes.
O acidente provocou o colapso da parte central da ponte (destaque a vermelho)
A 14 de agosto de 2018, a parte da ponte sobre a zona fluvial e industrial Sampierdarena desabou no momento em que vários automóveis e camiões passavam por ela, causando 43 mortes.
Entre as possíveis causas investigadas, estavam a corrosão de
elementos estruturais da ponte. Em 1979. o engenheiro Morandi já havia
publicado um relatório técnico chamado "O comportamento de longo
prazo dos viadutos submetidos a tráfego pesado localizado num ambiente
hostil: o viaduto sobre a Polcevera, em Génova", alertando que a
estrutura deveria passar por obras de reforço. Em seu estudo, o
engenheiro concluiu que em poucos anos, seria necessário remover os
pontos de corrosão nos reforços expostos, injetar resinas onde fosse
necessário e aplicar elastómeros de resistência. Morandi também concluiu
que a estrutura, submetida a ventos marinhos, direcionados para o vale
do rio Polcevera, criava uma atmosfera de alta salinidade, associada a
uma mistura de fumaça saturada de vapores ácidos altamente corrosivos,
emitida pelas chaminés das siderúrgicas situadas no vale. Os vapores
ácidos teriam agido nas superfícies externas estruturais, que
apresentavam evidências de ataque de origem química, com perda de
resistência superficial também do concreto. Nas investigações
preliminares, e considerando o relatório de Morandi, as autoridades
italianas suspeitaram que possa ter havido a rutura de um dos cabos de
aço que sustentavam a estrutura, causando o acidente, que fez ruir um
trecho de duzentos metros da ponte.
in Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário