terça-feira, janeiro 05, 2016

Juan Carlos de Espanha nasceu há 78 anos

Juan Carlos e a esposa Sofia

Juan Carlos de Espanha (nome completo em espanhol: Juan Carlos Alfonso Víctor María de Borbón y Borbón-Dos Sicilias; Roma, 5 de janeiro de 1938) foi o rei de Espanha de 22 de novembro de 1975 a 19 de junho de 2014. Nasceu na Itália durante o exílio do seu avô, Afonso XIII de Espanha, sendo filho de João de Bourbon e de Maria das Mercedes de Bourbon e Orléans, Princesa das Duas Sicílias.
O seu avô Afonso XIII foi rei de Espanha até 1931, altura em que foi deposto pela Segunda República Espanhola. Por expresso desejo de seu pai, a sua formação fundamental desenvolveu-se na Espanha, onde chegou pela primeira vez aos 10 anos, procedente de Portugal, onde residiam os condes de Barcelona desde 1946, na vila atlântica do Estoril, e foi aluno interno num colégio dos Marianos da cidade suíça de Friburgo.
O ditador Francisco Franco foi quem nomeou João Carlos como futuro rei, em 1969, após Espanha já ter extinto a monarquia. Após a morte de Franco conseguiu fazer a transição pacífica do regime franquista para a democracia parlamentar e, segundo sondagens de opinião, já gozou de muito pouca popularidade entre os espanhóis. Contudo, alguns incidentes durante o seu reinado levaram a que dois terços dos espanhóis desejassem que o rei Juan Carlos abdicasse do trono.
Em 2 de junho de 2014, o primeiro-ministroMariano Rajoy recebeu do monarca a sua carta de abdicação. Sucedeu-lhe o seu filho, Filipe VI, após a aprovação de uma lei orgânica tal como estabelece o artigo 57.5 do texto constitucional espanhol. Em 11 de junho de 2014, o parlamento espanhol aprovou sua abdicação, com 299 votos a favor, 19 contra e 23 abstenções.
 
Brasão de armas de Juan Carlos
 

Sem comentários: