sexta-feira, janeiro 01, 2016

O maestro Xavier Cugat nasceu há 116 anos

Francesc d'Asís Xavier Cugat Mingall de Bru i Deulofe (Girona, 1 de janeiro de 1900 - Barcelona, 27 de outubro de 1990) foi um maestro catalão-cubano, um dos pioneiros na popularização da música latina nos Estados Unidos.
Cugat nasceu na Catalunha e quando tinha três anos a sua família foi para Havana, Cuba. Sempre propenso à música, foi morar em Los Angeles, Estados Unidos, onde trabalhou como cartunista no jornal Los Angeles Times durante o dia e como maestro de noite. Depois de alguns anos apresentando-se em pequenos clubes na área de Los Angeles, Cugat finalmente teve sua oportunidade quando ele e a sua orquestra obtiveram um trabalho na prestigiosa boate Coconut Grove, em 1928.
O seu estilo musical popularizou-se e Cugat contribuiu para trazer a música latina para a atenção do público norte-americano; nos anos 30 e 40 foi apelidado de O Rei da Rumba devido à popularização dessa dança. Em suas aparições em filmes, Cugat interpretava-se a si próprio, mesmo se o personagem tivesse outro nome que não o dele, e, junto da sua orquestra, apareceu em vários musicais memoráveis da MGM nos anos 40. Foi casado com a cantora espanhola Charo.
Após sofrer um derrame em 1971, Xavier retirou-se e morreu Barcelona em 1990.



1 comentário:

voyance en ligne gratuite disse...


Es realmente un gran y útil pieza de información. Estoy feliz de que sólo tiene que compartió esta información útil con nosotros. Por favor, manténganos informados de ésta forma. Gracias por compartir.