sábado, junho 29, 2013

Dado Villa-Lobos, guitarra dos Legião Urbana e sobrinho neto de Heitor Villa-Lobos, faz hoje 48 anos

Eduardo Dutra "Dado" Villa-Lobos (Bruxelas, 29 de junho de 1965) é um músico brasileiro, mais conhecido por seu trabalho com a banda de rock de Brasília Legião Urbana, e também por ser sobrinho neto do compositor clássico Heitor Villa-Lobos.
Assumiu a guitarra da Legião Urbana em 1983. Tocou na banda Dado e o Reino Animal antes de substituir Ico Ouro-Preto, na véspera da gravação do primeiro LP.
É o responsável pela produção dos últimos discos da Legião Urbana: A Tempestade (ou O Livro dos Dias) , Uma Outra Estação e Como É que Se Diz Eu Te Amo.
É autor das bandas sonoras dos filmes O Homem do Ano (de José Henrique Fonseca), Bufo & Spallanzani (filme) (de Flávio Tambellini) - pela qual recebeu o prémio de melhor banda sonora no Festival do Cinema Brasileiro, em Miami - e "Pro Dia Nascer Feliz" (de João Jardim) - também vencedor do Kikito de Melhor Banda Sonora no Festival de Gramado de 2006.
Lançou o seu primeiro disco a solo, Dado Villa-lobos e o Jardim de Cactus ao Vivo, em parceria com a MTV, dentro do projeto MTV Apresenta, em 2005. O DVD e CD foram gravados em abril do mesmo ano.
Em 30 de maio de 2012, participou do Tributo ao Legião Urbana com Wagner Moura, onde se desentendeu com um fã, durante a apresentação, mas no final deu tudo certo.
Atualmente, Dado e seu ex-parceiro de Legião Urbana e amigo Marcelo Bonfá, ambos estão viajando com a banda mineira Jota Quest há bastante tempo, fazendo participações nos shows da banda tocando algumas canções da Legião e participaram do DVD Multishow ao Vivo: Folia e Caos, o mais recente da banda mineira tocando o clássico "Tempo perdido".




Sem comentários: