quarta-feira, junho 26, 2013

Israel Kaʻanoʻi Kamakawiwoʻole morreu há 16 anos

Israel Ka‘ano‘i Kamakawiwo'ole (Honolulu, 20 de maio de 1959 - Honolulu, 26 de junho de 1997) foi um cantor americano, muito popular no seu estado de nascimento, o Havaí. Kamakawiwo'ole, que usava também o nome "Braddah IZ", era famoso na sua terra natal não só pela música e pelas suas raízes, mas também pelos seus anúncios para a L'Oréal; era descendente de uma linhagem pura de nativos havaianos. Nunca ocultou a sua posição a favor da independência do Havaí e de defesa dos direitos dos nativos.
Um dos seus álbuns mais famosos foi Facing Future, de 1993, trabalho que o lançou para a fama mundial, onde consta o tema "Over the Rainbow/What a Wonderful World", uma versão que mistura dois clássicos da música dos E.U.A.: "Somewhere Over the Rainbow", do filme The Wizard of Oz (O Feiticeiro de Oz), e "What a Wonderful World", onde apenas se ouvem a sua voz suave, acompanhada pelo seu ukulele, que rapidamente se tornou um êxito mundial e que lhe rendeu vários prémios. Essa música aparece em diversos episódios de séries norte-americanas como Cold Case, E.R. e Young Americans, no qual a música "Somewhere over the Rainbow" tocou no primeiro episódio e no último, sendo a música a encerrar defitivamente a série; também fez parte da banda sonora dos filmes Meet Joe Black (1998), Finding Forrester (2000) e, mais recentemente, 50 First Dates (2004).
Ao longo da sua carreira musical, Israel Iz debateu-se com muitos problemas de saúde, relacionados com o seu peso excessivo, chegando a pesar 343 kg, num corpo com 1,88 m. Em 1997, com 38 anos, faleceu devido a problemas respiratórios causados pela obesidade mórbida.
As suas principais músicas foram "Somewhere over the Rainbow" e "What a Wonderful World".
Mais de 100.000 pessoas compareceram ao seu funeral, em 10 de julho de 1997, o caixão de madeira estava no edifício do Capitólio, em Honolulu. Ele foi a terceira pessoa na história do Havaí a quem concederam esta honra (os outros dois foram o senador Faísca Matsunaga e o governador John A. Burns). As suas cinzas foram espalhadas pelo Oceano Pacífico em M'kua Beach, em 12 de julho de 1997.
Em 2001 foi lançado Alone in IZ World, um álbum póstumo contendo vários sucessos e temas inéditos, relançado em 2010, com o mesmo sucesso e que viria ser muito popular e usado em anúncios publicitários, em vários países como a Alemanha, iniciativas de caridade nos Países Baixos, muitas são as formas e instituições que têm utilizado a famosa música "Over the Rainbow"


Sem comentários: