sábado, junho 22, 2013

Mais uma notícia (imprecisa) sobre a possível zona de subducção a oeste da costa portuguesa

Ciência: Investigadores portugueses fazem descoberta
Nova fratura aumenta risco de sismos

Fenómeno geológico registado a sudoeste de Portugal. Atlântico vai desaparecer dentro de 220 milhões de anos.


Investigadores portugueses registaram um fenómeno geológico nunca antes visto, a sudoeste da Península Ibérica, que faz aumentar o risco de sismos em Portugal. É o nascimento de uma zona de subducção – o encontro entre placas tectónicas, em que a oceânica submerge na continental, provocando a sua elevação e assim gerando sismos e vulcões de grande intensidade.
É o embrião de uma zona em tudo semelhante à existente na periferia do oceano Pacífico e que, em março de 2011, provocou um sismo de magnitude 9,0 na escala de Richter, seguido de tsunami que assolou a costa do Japão e a catástrofe de Fukushima.
As zonas de subducção estão bem registadas, mas a formação só agora foi possível detetar pelo mapeamento do fundo do oceano na margem Sudoeste ibérica. Em último caso, pode significar o fim do oceano Atlântico, devido à junção dos continentes americano e europeu dentro de 220 milhões de anos.
"Os grandes sismos de Portugal, 1755 e 1969, são indícios da transformação que nós pensamos estar a acontecer no fundo do oceano Atlântico", explicou ao CM Filipe Rosas, coautor do estudo liderado pelo investigador João Duarte.
Confirmando-se os indícios constantes no estudo, agora publicado na revista ‘Geology’, é necessário rever em alta a perigosidade sísmica regional. "Significa que se deve apostar ainda mais na educação cívica das populações, na correta observação da legislação e na criação de um sistema de alerta de tsunamis", afirmou Filipe Rosas, dando o exemplo de Tilly Smith, que em 2005, com apenas dez anos, salvou dezenas de turistas porque "tinha aprendido numa aula que a água do mar a desaparecer era sinal de tsunami". 

in CM - ler notícia

NOTA: na notícia original, de 20 de junho, o mapa que o acompanha localiza mal a zona de subducção...



Sem comentários: