domingo, agosto 05, 2012

Mandela foi preso há 50 anos

Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918) é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, ganhador do Prémio Nobel da Paz de 1993, e Pai da Pátria da moderna nação sul-africana.

(...)

Passando do interior rural para uma vida rebelde na faculdade, transformou-se em jovem advogado na capital e líder da resistência não-violenta da juventude em luta, acabando como réu em um infame julgamento por traição, foragido da polícia e o prisioneiro mais famoso do mundo, após o qual veio a se tornar o político mais galardoado em vida, responsável pela refundação de seu país - em moldes de aceitar uma sociedade multiétnica.

(...)

Estava com Walter Sisulu quando foram detidos, em 5 de agosto de 1962; julgados, por não cumprirem uma ordem de restrição, a partir de 22 de outubro, Mandela compareceu vestindo os trajes tribais; são condenados, em 7 de novembro: ele a uma pena de cinco anos de prisão, Sisulu a seis.
A 11 de julho de 1963, estando ele detido, a polícia invade o esconderijo situado em Rivonia. Ali Mandela estivera escondido, disfarçado, na Liliesleaf Farm. Além das prisões de membros do proscrito ANC, são apreendidos papéis e anotações comprometedoras de Mandela.
Mesmo já detido e sentenciado, Mandela irá tomar parte em novo julgamento - desta feita por acusações ainda mais graves. (...) Em 11 de junho de 1964 Mandela recebe uma pena de prisão perpétua.
 

Sem comentários: