sexta-feira, agosto 19, 2022

Hoje é o Dia Mundial da Fotografia...!


 

Sabe por que o Dia Mundial da Fotografia é comemorado em 19 de agosto?

Foi nessa data, em 1839, que o cientista François Arago, em uma reunião do Instituto da França, anunciou que o governo da França adquiriu o invento do Daguerreótipo.

Dessa forma, foi oficializada a invenção da Daguerreotipia, que em breve se tornaria famosa ao redor do globo, de modo que o mundo pudesse fazer uso da tecnologia inventada. 

À época, a invenção foi considerada uma revolução gritante. Em outras palavras, era a invenção da fotografia! 

O Daguerreótipo é um dispositivo que foi desenvolvido nos anos 30 do século XIX, pelo francês Louis Daguerre em parceria com Nicéphore Niépce. No entanto, Niépce morreu no começo de 1833, então o nome da tecnologia foi creditado à Daguerre.

A Daguerreotipia consiste em fixar uma imagem em uma placa de cobre revestida com prata, expondo a placa a cristais de iodo. 

O processo rapidamente foi usado no mundo inteiro por alguns anos, até ser substituído pela Colotipia, até chegar nas câmaras mais modernas que temos hoje.

Porém, muitas fotos foram tiradas, de políticos famosos, edificações, datas comemorativas e pessoas foram eternizadas usando essa técnica. Veja algumas:

Boulevard du Temple, Paris

   

Edgar Allan Poe - 1848

    

Retrato de Abraham Lincoln, por Nicholas H. Shepherd 

    


Imperador D. Pedro II – 1855

in EPICS

Sem comentários: