terça-feira, setembro 17, 2019

Agostinho Neto nasceu há 97 anos

(imagem daqui)
  
António Agostinho Neto (Catete, Ícolo e Bengo, 17 de setembro de 1922 - Moscovo, 10 de setembro de 1979) foi um médico angolano, formado nas Universidades de Coimbra e de Lisboa, que em 1975 se tornou o primeiro presidente de Angola até 1979 como membro do Movimento Popular de Libertação de Angola. Em 1975-1976 foi-lhe atribuído o "Prémio Lenine da Paz".
Fez parte da geração de estudantes africanos que viria a desempenhar um papel decisivo na independência dos seus países naquela que ficou designada como a Guerra Colonial Portuguesa. Foi preso pela Polícia Internacional e de Defesa do Estado, a polícia política do regime Salazarista então vigente em Portugal, e deportado para o Tarrafal, uma prisão política em Cabo Verde; sendo-lhe depois fixada residência em Portugal, de onde fugiu para o exílio. Aí assumiu a direcção do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), do qual já era presidente honorário desde 1962. Em paralelo, desenvolveu uma actividade literária, escrevendo nomeadamente poemas.
  
 
Voz do sangue
 
Palpitam-me
os sons do batuque
e os ritmos melancólicos do blue
 
Ó negro esfarrapado do Harlem
ó dançarino de Chicago
ó negro servidor do South
 
Ó negro de África
 
negros de todo o mundo
 
eu junto ao vosso canto
a minha pobre voz
os meus humildes ritmos.
 
Eu vos acompanho
pelas emaranhadas áfricas
do nosso Rumo
 
Eu vos sinto
negros de todo o mundo
eu vivo a vossa Dor
meus irmãos.
 
 
Agostinho Neto

Sem comentários: