(imagem daqui)
João César Monteiro Santos (Figueira da Foz, 2 de fevereiro de 1939 - Lisboa, 3 de fevereiro de 2003) foi um cineasta português. Integrou o grupo de jovens realizadores que se lançaram no movimento do Novo Cinema. Irreverente e imprevisível, fez-se notar como crítico mordaz de cinema nos anos sessenta.
Prossegue a tradição iniciada por Manoel de Oliveira (Acto da Primavera) ao introduzir no cinema português de ficção o conceito de antropologia visual - Veredas e Silvestre -, tradição amplamente explorada no documentário por outros cineastas portugueses como António Campos, António Reis, Ricardo Costa, Noémia Delgado ou, mais tarde e noutro registo, Pedro Costa.
Segue um percurso original que lhe facilita o reconhecimento internacional. Várias das suas obras são representadas e premiadas em festivais internacionais como o Festival de Cannes e o Festival de Veneza (Leão de Prata: Recordações da Casa Amarela).
Biografia
Pertencia a uma família da burguesia rural, anticlerical e anti-salazarista. Aos quinze anos, para prosseguir os estudos liceais, transfere-se com a família para Lisboa, a capital do Império, tendo estudado no Colégio Moderno, de onde seria expulso.
É dos poucos cineastas associados ao movimento do novo cinema que não prossegue estudos universitários. A propósito, o seu alter-ego, no filme Fragmentos de um Filme Esmola (1973), explica-se assim: A escola é a retrete cultural do opressor.
Começa a trabalhar como assistente de realização de Perdigão Queiroga. Em 1963, graças a uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, vai para a Grã-Bretanha estudar na London School of Film Technique. De volta a Portugal, em 1965, inicia a rodagem do que viria a ser a sua primeira obra: Quem espera por sapatos de defunto morre descalço. O filme só será concluído cinco anos depois, como média-metragem.
A sua obra, polémica e dificilmente classificável, caracteriza-se pelo lirismo, em forma de filmes-poema. A sua veia satírica como realizador tem sido objecto de estudo para portugueses e estrangeiros, críticos e académicos. João César Monteiro, que tem sérios detractores, é conhecido como um dos mais importantes realizadores portugueses.
Morreu de cancro em 2003.
Filmografia
Biografia
Pertencia a uma família da burguesia rural, anticlerical e anti-salazarista. Aos quinze anos, para prosseguir os estudos liceais, transfere-se com a família para Lisboa, a capital do Império, tendo estudado no Colégio Moderno, de onde seria expulso.
É dos poucos cineastas associados ao movimento do novo cinema que não prossegue estudos universitários. A propósito, o seu alter-ego, no filme Fragmentos de um Filme Esmola (1973), explica-se assim: A escola é a retrete cultural do opressor.
Começa a trabalhar como assistente de realização de Perdigão Queiroga. Em 1963, graças a uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, vai para a Grã-Bretanha estudar na London School of Film Technique. De volta a Portugal, em 1965, inicia a rodagem do que viria a ser a sua primeira obra: Quem espera por sapatos de defunto morre descalço. O filme só será concluído cinco anos depois, como média-metragem.
A sua obra, polémica e dificilmente classificável, caracteriza-se pelo lirismo, em forma de filmes-poema. A sua veia satírica como realizador tem sido objecto de estudo para portugueses e estrangeiros, críticos e académicos. João César Monteiro, que tem sérios detractores, é conhecido como um dos mais importantes realizadores portugueses.
Morreu de cancro em 2003.
Filmografia
Longas-metragens
- Fragmentos de um Filme Esmola (A Sagrada Família - 1972)
- Que Farei Eu com Esta Espada? (1975)
- Veredas (1978)
- Silvestre (1982)
- À Flor do Mar (1986)
- Recordações da Casa Amarela (1989)
- O Último Mergulho (1992)
- A Comédia de Deus (1995)
- Le Bassin de John Wayne (1997)
- As Bodas de Deus (1999)
- Branca de Neve (2000)
- Vai e Vem (2003)
Curtas e médias-metragens
- Quem Espera por Sapatos de Defunto Morre Descalço (1971)
- Sophia de Mello Breyner Andresen (filme) - 1972
- Amor de Mãe (1975)
- O Amor das Três Romãs (1979)
- Os Dois Soldados (1979)
- O Rico e o Pobre (1979)
- O Bestiário (1995)
- Lettera Amorosa (1995)
- Passeio com Johnny Guitar (1995)
Como produtor
- Quem Espera por Sapatos de Defunto Morre Descalço (1971)
- O Amor das Três Romãs (1979)
- À Flor do Mar (1986)
Como actor
- Vai e Vem (2003)
- As Bodas de Deus (1999)
- Le Bassin de J.W. (1997)
- A Comédia de Deus (1995)
- O Bestiário ou o Cortejo de Orpheu (1995)
- Lettera Amorosa (1995)
- Passeio com Johnny Guitar (1995)
- Rosa Negra, de Margarida Gil (1992)
- Paroles, de Anne Benhaïem (1992)
- Conserva Acabada (1990)
- Recordações da Casa Amarela (1989)
- Relação Fiel e Verdadeira, de Margarida Gil (1989)
- Doc's Kingdom, de Robert Kramer (1987)
- À Flor do Mar (1986)
- A Estrangeira, de João Mário Grilo (1983)
- Amor de Perdição, de Manoel de Oliveira (1979)
Livros
- Corpo Submerso (ed. Autor, 1959)
- Morituri te Salutant (& etc, 1974)
- Le Bassin de John Wayne/As Bodas de Deus (& etc, 1998)
- Uma Semana Noutra Cidade (& etc, 1999)
Revistas e jornais
- Imagem
- O Tempo e o Modo
- A República
- Diário de Notícias
- Trafic
- Les Cahiers du Cinéma
- O Cinéfilo
- & ETC.
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