sábado, fevereiro 22, 2014

James Blunt - 40 anos

James Blunt (nome artístico de James Hillier Blount, Tidworth, 22 de fevereiro de 1974) é um cantor, compositor e instrumentista britânico.
Ele também é um ex-capitão do exército.

Biografia
James vem de uma família de forte tradição militar. O cantor serviu por seis meses em Kosovo e depois fez parte dos Guardas da Rainha. Além da carreira no exército britânico, Blunt fez o curso de Engenharia Aeroespacial. Antes de embarcar na carreira musical, Blunt foi oficial da Life Guards, um reconhecido regimento do exército britânico e serviu, no âmbito da NATO, no Kosovo, durante o conflito em 1999. Enquanto esteve destacado em Kosovo, Blunt foi apresentado aos Médicos sem Fronteiras (MSF), um grupo de ajuda humanitária mais conhecido pelo seu tratamento médico de emergência em regiões de conflitos. Desde então, Blunt tem apoiado os MSF, mantendo leilões beneficentes em muitos dos seus concertos.

Primeiros anos de vida
Blunt nasceu num hospital do exército, em Tidworth, Hampshire, Inglaterra, primeiro filho de Jane e Charles Blunt. Blunt passou a sua infância vivendo na Inglaterra, Hong-Kong, Chipre, e na Alemanha, onde seu pai, coronel do exército britânico da Air Corps, e piloto de helicóptero militar, foi designado em vários momentos. Ele tem dois irmãos mais jovens. O seu pai incutiu-lhe o amor por voar, e Blunt ganhou seu brevet de piloto aos 16 anos.

Carreira militar
Como o exército britânico patrocinou a sua educação universitária, Blunt foi obrigado a servir um mínimo de quatro anos nas forças armadas do país. Formou-se na Academia Militar Real de Sandhurst. Uma das suas primeiras missões foi no Canadá, onde a sua esquadra foi colocada durante um período de seis meses, em 1998, para atuar como o exército oponente em exercícios de treino.
Em 1999 serviu com as forças da OTAN no Kosovo. Inicialmente designado para operações de reconhecimento ao longo da fronteira Macedónia-Iugoslávia, Blunt e a sua unidade trabalharam diante da linha de frente, indicando as posições sérvias para os bombardeamentos. Liderou a primeira esquadra de tropas a entrar em Priština, e foi o primeiro militar britânico a entrar na capital do Kosovo. A sua unidade recebeu a missão de vigiar o aeroporto de Priština. Houve momentos menos intensos durante a missão no Kosovo, no entanto; Blunt tinha trazido junto a sua viola, e nalguns lugares, ao compartilhar uma refeição com os locais, Blunt acabava por tocar. Foi lá que, enquanto em serviço, ele escreveu a canção "No Bravery".
Bom esquiador, Blunt foi capitão da Equipe de Esqui da Cavalaria Alpina, em Verbier, Suíça, e acabou tornando-se campeão de todo o Corpo Real blindado. Estendeu o seu serviço militar, em novembro de 2000, e após um intenso período de seis meses de um curso de equitação no exército, foi destacado para o regimento de Cavalaria Montada Doméstica, em Londres, Inglaterra. Durante este destacamento, Blunt foi entrevistado sobre as suas responsabilidades no programa de televisão Women on Top, que mostra uma série de escolhas profissionais incomuns; Blunt fez a guarda do caixão da Rainha Mãe e fez parte do seu cortejo fúnebre, a 9 de abril de 2002. Blunt finalmente deixou o exército a 1 de outubro de 2002, após ter servido seis anos.
Discografia - Álbuns de estúdio


Sem comentários: