quinta-feira, maio 16, 2013

Sammy Davis Jr. morreu há 23 anos

Samuel George "Sammy" Davis, Jr. (Harlem, Nova Iorque, 8 de dezembro de 1925 - Beverly Hills, 16 de maio de 1990), mas conhecido simplesmente como Sammy Davis Jr., foi um cantor, dançarino e ator norte-americano.
Essencialmente dançarino e cantor, Davis passou sua infância no vaudeville e tornou-se conhecido por suas performances na Broadway e em Las Vegas, sendo a estrela de programas de televisão e filmes. Fez parte do grupo de atores, liderado por Frank Sinatra, conhecido como Rat Pack, sendo o único membro não branco.
Davis começou a sua carreira no vaudeville, com três anos de idade, com seu pai e Will Mastin. Com os dois excursionou pelos EUA, e após o serviço militar, retornou ao trio. Davis tornou-se uma sensação, da noite para o dia, depois de um show na discoteca Ciro, em 1951. Em 1954, ele perdeu seu o olho esquerdo num acidente automobilístico. Em 1960, ele apareceu no primeiro filme do grupo Rat Pack, Ocean Eleven. Depois de um papel de protagonista na Broadway, Mr Wonderful, em 1956, Davis voltou ao palco em 1964 no shown Golden Boy, e em 1966, teve o seu próprio programa de variedades na TV, The Sammy Davis Jr. Show. A carreira de Davis perdeu intensidade no final dos anos sessenta, mas ele ainda fez sucesso com o disco "The Candy Man", em 1972, e tornou-se uma estrela em Las Vegas.
Como afro-americano, Davis foi vítima de racismo durante toda a sua vida, e foi um grande financiador da causa dos direitos civis. Também teve um relacionamento complexo com a comunidade dos afro-americanos, e atraiu críticas após abraçar Richard Nixon em 1970. Um dia, num jogo de ténis com Jack Benny, perguntaram-lhe sobre o seu handicap no golf. "Handicap?" Respondeu ele: "Falar sobre handicap? Eu sou um negro judeu zarolho...." Este comentário transformou-se na sua assinatura, recontada na sua biografia e em incontáveis artigos.
Depois de se reunir com Sinatra e Dean Martin, em 1987, Davis viajou com eles e Liza Minnelli numa turnê internacional, antes de morrer de cancro na garganta, em 1990. Ele morreu devendo impostos ao  estado e os seus bens foram alvo de batalhas judiciais.
Davis foi premiado com a Medalha Spingarn pela NAACP, e foi indicado para um globo de ouro e um Emmy por suas atuações na televisão . Obteve o Prémio Kennedy em 1987 e, em 2001, ele recebeu postumamente o Prémio Grammy, pelo conjunto da obra.


Curiosidades
  • Foi o primeiro artista negro a conseguir estrelar o seu próprio programa de televisão.
  • Em 1954, após lançar o seu primeiro álbum, "Starring Sammy Davis Jr.", ficou um período afastado devido a um acidente automobilístico que lhe provocou a perda de um olho.
  • Converteu-se ao judaísmo, o que, segundo alguns, provocou uma grande ira na sociedade conservadora dos Estados Unidos.
  • Michael Jackson, assumidamente fã de Davis desde criança, compôs a canção "You Were There" para o especial de 60 anos do aniversário de Sammy Davis, apresentando-a ao vivo em 1989.
  • É citado nas séries "Seinfeld" (no primeiro episódio da 8ª temporada) e "Patriarca com Estilo".
  • No filme Uma vida iluminada o cão-guia Sammy Davis Jr. Jr. tem o nome, em homenagem ao cantor.
  • Participou de um episódio da série Jeannie é um Génio (1965-1970), na 2ª temporada da série, em 1967. Nesse episódio, além de contracenar com Barbara Eden e Larry Hagman, Sammy canta as suas canções.


Sem comentários: