quinta-feira, maio 23, 2013

Adieu, Georges Moustaki...

Morreu o cantor francês Georges Moustaki

O cantor e compositor francês Georges Moustaki, autor de clássicos como "Le Méteque" e "Milord", morreu hoje em Nice aos 79 anos vítima de uma doença respiratória incurável. Será sempre lembrado pelo "Abril em Portugal".

Em 2008, um ano antes de se retirar, atuou na Casa da Música, no Porto, e no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.  O cantor atuou pela última vez a 8 de janeiro de 2009, em Barcelona, tendo sido obrigado a interromper o concerto devido à doença. 
Em 2001, Moustaki revelou que sofria de problemas respiratórios e que  a sua doença "irreversível" o deixava "definitivamente incapaz de cantar".
Georges Moustaki, de seu verdadeiro nome Giuseppe Mustacchi, nasceu  a 3 de maio de 1934, em Alexandria, filho de judeus gregos imigrados no Egito. 
A viver em Paris desde 1951, adotou o nome de Georges, em homenagem ao  cantor e compositor francês Georges Brassens. 
Moustaki escreveu cerca de 300 canções para os principais intérpretes  franceses, como Edith Piaf ou Yves Montand, antes de ele próprio começar  a cantar as suas próprias canções. 
Entre os seus principais êxitos contam-se "Milord" (1958), escrita para Edith Piaf e traduzida em todo o mundo, e "Le Métque" (1969), cantada pelo  próprio Moustaki e por Pia Colombo, e que se tornou num sucesso mundial. "Sarah", "Ma solitude" e "La Dame Brune" são outros êxitos do cantor.
Para homenagear a revolução de 1974, em Portugal, Georges Moustaki escreveu uma das canções mais emblemáticas do pós - 25 de Abril, precisamente intitulada "Abril em Portugal".
Georges Moustaki, que também pintava, vivia há mais de quarenta anos na ilha de Saint-Louis em Paris.


Nota: um dos cantores de língua francesa que eu gostava mais deixou-nos hoje. Recordê-mo-lo e prestê-mos-lhe a devida homenagem com a sua própria música:



Sem comentários: