Parte do cenário de Nicholas Roerich para a produção de Diaghilev de 1913 de Le Sacre du Printemps
Le Sacre du printemps (A Sagração da Primavera) é um ballet musical de Igor Stravinski e coreografia de Vaslav Nijinsky, tendo uma concepção de cenografia e figurinos de Nicholas Roerich. Foi produzido por Sergei Diaghilev para a sua companhia de ballet Ballets Russes, tendo estreado no Teatro dos Campos Elísios de Paris, a 29 de maio de 1913.
As inovadoras e complexas estruturas rítmicas da música, timbres, e uso de dissonância fizeram dele um seminal da composição do século XX. Em 1973, o compositor e maestro Leonard Bernstein disse numa passagem: "Este papel tem sessenta anos de idade... Ele também tem as melhores dissonâncias ninguém nunca poderia ter imaginado, e as melhores assimetrias e politonalidades já feitas, qual seja o nome que você queira dar." A execução da obra dura cerca de 33 minutos.
Bailarinas com as roupas originais de Nicholas Roerich
Estreia
Depois de passar por revisões quase até o mesmo dia de sua primeira apresentação, o ballet foi estreado pelo Ballets Russes em uma quinta feira, 29 de maio de 1913 no Théâtre des Champs-Élysées em Paris. A programação da noite começou com Les Sylphides, um ballet baseado na música de Chopin, seguido de A Sagração da Primavera.
A estreia envolveu um dos mais famosos motins de música clássicas na história. A pontuação intensamente rítmica, o cenário primitivo e coreografia chocou o público que estava acostumado às convenções elegantes do balé clássico. A música complexa e os passos de dança violentas representando ritos de fertilidade causou vaias e assobios da multidão. No início da apresentação, alguns membros da plateia começaram a vaiar alto. Havia fortes opiniões na plateia entre apoiantes e opositores do trabalho. Estes foram logo seguidos por gritos e brigas nos corredores. A agitação na plateia eventualmente degenerou num motim. A polícia de Paris chegou ara intervir, restaurado apenas uma ordem limitada. Reinava o caos para o restante da apresentação.
Stravinsky tinha chamado um fagote para tocar mais alto que todos outros instrumentos. O compositor Camille Saint-Saëns saiu da première supostamente furioso com o mau uso do fagote na abertura do ballet (embora Stravinsky mais tarde disse: "Eu não sei quem inventou a história que ele estava presente no momento, mas logo saiu, da première"). Stravinsky correu nos bastidores, onde Diaghilev estava ascendendo e apagando as luzes em uma tentativa para tentar acalmar a plateia. Após a première, é relatado que Diaghilev comentou com Nijinsky e Stravinsky em um jantar que o escândalo era "exatamente o que eu queria."
A estreia envolveu um dos mais famosos motins de música clássicas na história. A pontuação intensamente rítmica, o cenário primitivo e coreografia chocou o público que estava acostumado às convenções elegantes do balé clássico. A música complexa e os passos de dança violentas representando ritos de fertilidade causou vaias e assobios da multidão. No início da apresentação, alguns membros da plateia começaram a vaiar alto. Havia fortes opiniões na plateia entre apoiantes e opositores do trabalho. Estes foram logo seguidos por gritos e brigas nos corredores. A agitação na plateia eventualmente degenerou num motim. A polícia de Paris chegou ara intervir, restaurado apenas uma ordem limitada. Reinava o caos para o restante da apresentação.
Stravinsky tinha chamado um fagote para tocar mais alto que todos outros instrumentos. O compositor Camille Saint-Saëns saiu da première supostamente furioso com o mau uso do fagote na abertura do ballet (embora Stravinsky mais tarde disse: "Eu não sei quem inventou a história que ele estava presente no momento, mas logo saiu, da première"). Stravinsky correu nos bastidores, onde Diaghilev estava ascendendo e apagando as luzes em uma tentativa para tentar acalmar a plateia. Após a première, é relatado que Diaghilev comentou com Nijinsky e Stravinsky em um jantar que o escândalo era "exatamente o que eu queria."
Alguns estudiosos têm questionado a tradicional crença, que extensamente aponta que o tumulto foi causado pela música, ao invés da coreografia e /ou das circunstâncias sociais e políticas. O estudioso de Stravinsky, Richard Taruskin, escreveu um artigo chamado de "Um mito do século XX", em português, no qual ele tenta demonstrar que a história tradicional que aponta que música foi a provocadora da agitação foi em grande parte inventada pelo próprio Stravinsky em 1920. Naquela tarde, Stravinsky estava construindo uma imagem de si mesmo como um compositor inovador para promover sua música, e ele reviu tudo envolvido na A Sagração da Primavera para colocar uma maior ênfase em uma ruptura com as tradições musicais e incentivar o foco na música em si e nas apresentações. Uma vez que a música tornou-se popular, escritores posteriores apropriaram a versão de Stravinsky sobre os eventos. Taruskin resume o quão insignificante a música foi, aparentemente, para a maioria da plateia na estreia:
O primeiro concerto (ou seja, não encenado) de execução da obra foi dado em Moscovo no dia 5/18 de fevereiro de 1914, realizado por Serge Koussevitsky. O concerto de estreia de Paris teve lugar no Casino de Paris em 5 de abril de 1914 e foi realizado por Pierre Monteux, (cuja direção foi elogiada por Pierre Lalo e Florent Schmitt), sendo Stravinsky sido carregado para fora do Place de la Trinité sobre os ombros de uma multidão. O concerto de estreia dos Estados Unidos foi em 1922, na Filadélfia.
A representação do incidente da première de 1913 apareceu no drama da BBC-TV em 2005 chamado "Riot At The Rite", bem como nas cenas iniciais do filme de 2009, Coco Chanel & Igor Stravinsky.
O ballet completou a sua série de seis performances no meio de controvérsia, mas não experimentou novas perturbações. Os mesmos bailarinos realizaram a estreia em Londres, em 11 de julho do mesmo ano, para um publico menos hostil, numa mais sossegada recepção. O ballet de Nijinsky não foi realizado novamente e a sua coreografia desapareceu, até ser reconstruída na década de 80.
Em 1913, [a música] não era o objeto principal de atenção. A leitura mais superficial das análises de Paris sobre a produção original, convenientemente recolhidas numa dissertação de Truman C. Bullard, revela que a hoje esquecida coreografia de Nijinsky, muito mais do que a música de Stravinsky, foi o que fomentou a famosa "revolta" na estreia. Muitas das análises apenas citam Stravinsky apenas como compositor. E, como a maioria das lembranças da estreia... com isso eu concordo, a maior parte da música não foi ouvida.
O primeiro concerto (ou seja, não encenado) de execução da obra foi dado em Moscovo no dia 5/18 de fevereiro de 1914, realizado por Serge Koussevitsky. O concerto de estreia de Paris teve lugar no Casino de Paris em 5 de abril de 1914 e foi realizado por Pierre Monteux, (cuja direção foi elogiada por Pierre Lalo e Florent Schmitt), sendo Stravinsky sido carregado para fora do Place de la Trinité sobre os ombros de uma multidão. O concerto de estreia dos Estados Unidos foi em 1922, na Filadélfia.
A representação do incidente da première de 1913 apareceu no drama da BBC-TV em 2005 chamado "Riot At The Rite", bem como nas cenas iniciais do filme de 2009, Coco Chanel & Igor Stravinsky.
in Wikipédia
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