Stephen Jay Gould (Nova Iorque, 10 de setembro de 1941 - Nova Iorque, 20 de maio de 2002) foi um paleontólogo e biólogo evolucionista dos Estados Unidos. Foi também um autor importante no que diz respeito à história da ciência. É reconhecido como o mais lido e conhecido divulgador científico da sua geração.
Nascido numa família judia, não praticou nenhuma religião organizada. Ainda que tenha sido educado num meio ideologicamente marcado pelo socialismo, nunca assumiu qualquer militância política. Como escritor, lutou contra a opressão cultural, principalmente contra a pseudociência legitimadora do racismo.
Começou a leccionar como membro da faculdade da Universidade de Harvard, em 1967, onde se tornou professor na cadeira de Alexander Agassiz, de zoologia. Ajudou Niles Eldredge a desenvolver a teoria do equilíbrio pontuado (1972),
segundo a qual as mudanças evolucionárias ocorreriam de forma acelerada
em períodos relativamente curtos, em populações isoladas, intercalados
de períodos mais longos, caracterizados pela estabilidade evolutiva.
Na perspectiva do próprio Gould, esta teoria derrubava um princípio-chave do neodarwinismo
(o gradualismo das mudanças evolucionárias) - perspectiva não
partilhada por grande parte da comunidade dos biólogos evolucionários
que a consideram apenas como uma rectificação importante, sem dúvida,
mas que não punha em causa o que já era conhecido e defendido como certo
pelos cientistas até ao momento.
Stephen Jay Gould formou-se em Geologia em 1963, pelo Antioch College e em 1967 recebeu um doutoramento em Paleontologia pela Universidade de Columbia. Nesse mesmo ano tornou-se professor na Universidade de Harvard, tornando-se professor efectivo em 1973.
Desde de 1973 Gould era o Curador da colecção de Paleontologia de
Invertebrados do Museu de Zoologia Comparada de Harvard e membro adjunto
do Departamento de História das Ciências em Harvard. Em 1983 tornou-se Professor de Zoologia da Cátedra Alexander Agassiz (também na Universidade de
Harvard) e em 1996 Professor Convidado de Biologia da Cátedra Vicent Astor na Universidade de Nova York. Gould manteve todos estes cargos até 2002.
Stephen Jay Gould é especialmente conhecido a nível mundial pela sua
actuação a nível da divulgação da ciência a leigos. Em janeiro de 1974 a
revista Natural History apresentou um ensaio de Gould (Size and Shape - The immutable laws of design set limits on all organisms). Este seria o primeiro de um conjunto de 300 ensaios escritos por Gould e editados pela Natural History na rubrica This View of Life (Esta visão da vida). Gould escreveu esta rubrica entre janeiro de 1974 e janeiro de 2001.
A maioria dos ensaios escritos por Gould para This View of Life tinha como tema assuntos relativos à Teoria da Evolução e à História das Ciências, mas Gould também se referiu a outros assuntos relativos a biologia, a geologia, a ciências sociais, e ao beisebol. Michael Shermer refere que o ensaio mais curto escrito por Gould para This View of Life
tem 1.475 palavras ("Darwin's Dilemma", de junho 1974), e o mais longo
tem 9.290 palavras ("The Piltdown Conspiracy", de agosto 1980).
in Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário