quinta-feira, abril 12, 2012

FDR morreu há 67 anos

Franklin Delano Roosevelt (Hyde Park, 30 de janeiro de 1882 - Warm Springs (Geórgia), 12 de abril de 1945) foi o 32.° presidente dos Estados Unidos (1933-1945), realizou quatro mandatos e morreu durante o último. Do Partido Democrata, foi o primeiro presidente a conseguir mais de dois mandatos, e será o único devido à 22.ª emenda. Durante sua estada na Casa Branca, teve de enfrentar o período da Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial. Em 1939, foi o primeiro presidente dos Estados Unidos a aparecer na televisão, mesmo ela tendo sido inventada com Calvin Coolidge no cargo.

(...)

Uma pesquisa realizada em 1999 pela C-SPAN revelou que, por uma larga margem, os historiadores académicos consideram Abraham Lincoln, George Washington e Roosevelt os três maiores presidentes dos Estados Unidos, o que coincide com outras pesquisas.

(...)

O historiador da Universidade de Stanford, David Kennedy, descreveu várias características que, na sua opinião, explicam o sucesso de Roosevelt: ele entendia as coisas com muita rapidez; ele conseguia se ligar às pessoas; ele tinha autoconfiança; ele era dedicado à causa pública; ele desenvolveu um caráter forte; ele tinha uma visão clara da nação norte-americana e de seu papel no mundo; ele tinha as habilidades políticas necessárias para levar seus projetos além dos planos iniciais; e ele tinha sorte.
Em reflexões sobre a presidência de Roosevelt, seu biógrafo Jean Edward Smith disse que Roosevelt: “ conduziu os Estados Unidos através da Grande Depressão e da Segunda Guerra Mundial para um futuro próspero”. ”Roosevelt se levantou de uma cadeira de rodas para erguer uma nação que estava de joelhos”.
O Franklin Delano Roosevelt Memorial está localizado em Washington, D.C ao lado do Jefferson Memorial na Tidal Basin e a imagem de Roosevelt aparece na moeda de dez centavos (dime) norteamericana. Muitos parques e escolas, bem como o porta-aviões USS Franklin D. Roosevelt (CV-42), uma estação de Metro de Paris e como centenas de ruas e praças através do mundo têm o seu nome.

Sem comentários: