quinta-feira, abril 19, 2012

O atentado de Oklahoma City foi há 17 anos

O Atentado de Oklahoma City, foi um ataque terrorista perpetrado pelo americano Timothy McVeigh, em 19 de abril de 1995 em Oklahoma City, que teve como alvo o Edifício Federal Alfred P. Murrah. O resultado foi de 168 mortos e mais de 500 feridos. Este atentado era considerado, até os ataques de 11 de Setembro de 2001, o pior ocorrido em solo americano.
Diversos fatores externos influíram em McVeigh para que detonasse um camião bomba em frente ao antes mencionado edifício. Entre eles cabe mencionar a tragédia de Ruby Ridge (1992) e o massacre dos Davidianos em Waco, no Texas (1993).
A explosão destruiu completamente a fachada e muitos pisos do edifício, no entanto, não conseguiu derrubá-lo em sua totalidade.

Às 09.02 horas da manhã de quarta-feira 19 de abril de 1995, na rua em frente ao edifício federal Alfred P. Murrah, estacionou um camião Ryder que continha cerca de 2.300 kg de explosivos caseiros. A bomba era composta de nitrato amónico misturado com combustível, e nitrometano, um combustível altamente volátil; a esta mistura é conhecida como ANFO (por suas siglas em inglês: amonium nitrate, fuel oil). Os efeitos da explosão foram sentidos até Puente Creek, a uma distância de aproximadamente 48 km.
Noventa minutos depois da explosão, Timothy McVeigh, um veterano da Guerra do Golfo, foi preso enquanto viajava para norte de Oklahoma City por conduzir um veículo sem matrícula de circulação, e foi associado ao atentado.

Sem comentários: