quarta-feira, novembro 10, 2021

Kalashnikov, o criador da AK-47, nasceu há 102 anos

   
Mikhail Timofeevich Kalashnikov (nascido em 10 de novembro de 1919, na região de Altai, no sudeste da Rússia) é um famoso criador de armas russo, tendo seu nome sempre associado à arma automática de assalto AK-47.

Kalashnikov foi recrutado para o Exército Vermelho em 1938. Foi designado como motorista/mecânico de carros de combate, sendo promovido a sargento (comandante de carro de combate T-34) no 24º Regimento de Carros de Combate, da 12ª Divisão de Cavalaria Blindada do Exército Vermelho.
Foi ferido na Batalha de Briansk e hospitalizado em função disto. No hospital escutou reclamações de soldados sobre as armas automáticas utilizadas pelos infantaria. Projetou um protótipo de submetralhadora que não foi aceite pelas forças armadas soviéticas. Entretanto o seu talento natural para criação de armas foi reconhecido e ele foi designado para trabalhar no Centro de Desenvolvimento Científico de Armas Leves da URSS.
Neste centro, em 1944, projetou uma carabina operada a gás para cartuchos 7,62 x 39 mm sendo a arma base utilizada para uma competição de armas leves ocorrida em 1946. Este processo culminou no projeto do AK-47 (Avtomat Kalashnikova - 1947), que viria a se tornar o rifle de assalto padrão da infantaria soviética. Após isso, retirou-se da vida militar. Embora existam cerca de 100 milhões de rifles de assalto originados do AK-47, Kalashnikov não recebeu nenhum direito relativo a sua criação. Entretanto, parte de sua renda vem do uso do seu nome na vodka kalashnikov.
Posteriormente foi promovido honorificamente a Coronel em 1971. Recebeu o título de Doutor honorário em Engenharia (sem defesa de Tese). Em 1994 (seu 75º aniversário), foi promovido honorificamente a Major-General. Em função de suas realizações, o então Sargento Kalashnikov é hoje um Tenente-General reformado do Exército Soviético e Russo. Vive na cidade de Izhevsk, Udmurtia.

   

Bandeira de Moçambique que exibe o desenho de uma arma automática AK-47

Sem comentários: