sábado, novembro 27, 2021

A condessa Ada Lovelace morreu há 169 anos

   
Ada Augusta King, Condessa de Lovelace, nascida Byron, (Londres, 10 de dezembro de 1815 - Marylebone, 27 de novembro de 1852), atualmente conhecida como Ada Lovelace, foi uma matemática e escritora inglesa. Hoje é reconhecida principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, a máquina analítica de Charles Babbage. Durante o período em que esteve envolvida com o projeto de Babbage desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica. Por esse trabalho é considerada a primeira programadora de toda a história.
Lovelace nasceu em 10 de dezembro de 1815 e era a única filha legítima do poeta Lord Byron e da sua esposa, Anne Isabella "Anabella" Byron, Lady Wentworth, pois todos os outros filhos de Lorde Byron nasceram fora do casamento.
Casou-se, aos 20 anos com William Lord King. King foi elevado a Conde de Lovelace, em 1838, e Ada tornou-se Lady Lovelace. Ada morreu de cancro do útero, aos 36 anos.
   

Sem comentários: