sábado, novembro 27, 2021

O escritor Alexandre Dumas (Filho) morreu há 126 anos

      
Alexandre Dumas, Filho, (Paris, 27 de julho de 1824 - Marly-le-Roi, 27 de novembro de 1895) é filho de Alexandre Dumas, pai (Dumas Davy de la Pailleterie) e de uma costureira. Foi um escritor francês que seguiu os passos de seu pai tornando-se um conceituado autor de livros e peças de teatro.
   
Biografia
Alexandre Dumas filho nasceu em Paris, França, filho ilegítimo de Marie-Catherine Labay, uma costureira, e do romancista Alexandre Dumas. Em 1831 o seu pai reconheceu-o legalmente e assegurou-lhe uma boa educação, na Instituição Goubaux e no Colégio Bourbon. As leis daquela época permitiram a Dumas pai tirar o seu filho da mãe e a agonia de sua mãe inspirou o filho a escrever sobre personagens trágicos femininos. Em quase todos os seus livros enfatizou o propósito moral da sua literatura e, na sua peça de 1858, O Filho Natural, expôs a teoria de que se alguém traz ilegitimamente um filho ao mundo, então ele tem a obrigação de legitimar o seu filho e casar com a mulher.
Adicionalmente ao estigma da ilegitimidade, Dumas filho tinha sangue negro, pois o seu pai era descendente de um nobre francês e de uma mulher negra haitiana. Nos internatos, Dumas filho era constantemente hostilizado por seus colegas. Esses acontecimentos influenciaram profundamente seus pensamentos, comportamento e obra.
Em 1844 Dumas filho mudou-se para Saint-Germain-en-Laye para viver com o seu pai. Lá, ele conheceu Marie Duplessis, uma jovem cortesã que lhe deu a inspiração para o romance La dame aux camélias (A Dama das Camélias), uma das grandes intérpretes dessa obra no teatro foi Sarah Bernhardt. Esse romance é a base para ópera La Traviata de Giuseppe Verdi.
Em 1864, Alexandre Dumas filho casou-se com Nadeja Naryschkine, com quem ele teve uma filha. Após o falecimento dela ele casou-se com Heriette Régnier.
Durante sua vida, Dumas filho escreveu outros doze romances e diversas peças. Em 1867 ele publicou um romance semi-autobiográfico, "L'affaire Clemenceau", considerado por muitos como uma de suas melhores obras. Em 1874 foi admitido na Académie Française e em 1894 recebeu a Légion d'Honneur.
Alexandre Dumas, filho, morreu em Marly-le-Roi, Yvelines, a 27 de novembro de 1895 e foi enterrado no Cemitério de Montmartre, em Paris.
     

Sem comentários: