segunda-feira, novembro 29, 2021

Doppler nasceu há 218 anos

   
Johann Christian Andreas Doppler (Salzburgo, 29 de novembro de 1803 - Veneza, 17 de março de 1853) foi um físico austríaco.
Notabilizou-se por descrever as alterações nas frequências das ondas sonoras, conforme a aproximação ou afastamento da fonte com relação ao observador, o denominado efeito Doppler.
Johann Doppler, segundo filho de um pedreiro, fez os seus estudos primários em Salzburgo, sua cidade natal, os secundários em Linz e mais tarde, em 1825, formou-se em matemática na Universidade Técnica de Viena. Depois de ter passado novamente por Salzburgo, voltou a Viena, onde estudou matemática, mecânica e astronomia. Foi director do Instituto de Física e professor de Física Experimental na Universidade de Viena.
Em 1842, editou a obra Sobre as Cores da Luz Emitida pelas Estrelas Duplas (Über das farbige Licht der Doppelsterne), onde descreve o efeito Doppler.
Em 1850 foi nomeado diretor do Instituto de Física Experimental da Universidade de Viena mas sua sempre frágil saúde começou a deteriorar-se. Pouco depois, à idade de 49 anos, faleceu de uma doença pulmonar enquanto tentava recuperar-se na cidade de Veneza.
 
Uma animação ilustrando como o efeito Doppler age na propagação do som de um carro
 
  

Sem comentários: