domingo, novembro 28, 2021

Engels nasceu há 201 anos

 

Friedrich Engels (Barmen, 28 de novembro de 1820 - Londres, 5 de agosto de 1895) foi um empresário industrial e teórico revolucionário prussiano, nascido na atual Alemanha, que, juntamente com Karl Marx, fundou o chamado socialismo científico ou marxismo.

Foi coautor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida é o Manifesto Comunista. Também ajudou a publicar, após a morte de Marx, os dois últimos volumes de O Capital, principal obra do seu amigo e colaborador. Engels também organizou as notas de Marx em Teorias sobre a Mais-Valia, que depois publicou como o "quarto volume" de O Capital.

Grande companheiro de Karl Marx, escreveu livros de profunda análise social. Entre dezembro de 1847 a janeiro de 1848, junto com Marx, escreve o Manifesto do Partido Comunista, onde faz uma breve apresentação de uma nova concepção de história, afirmando que:

Engels morreu em Londres, em 5 de agosto de 1895, aos 74 anos de idade e, após a cremação, as suas cinzas foram atiradas ao mar, em Beachy Head, Eastbourne

 

in Wikipédia

 

(imagem daqui)

Sem comentários: