quinta-feira, fevereiro 06, 2014

Há 56 anos um acidente de avião destroçou a equipa do Manchester United

Placa em memória dos jogadores falecidos no Desastre Aéreo de Munique, no estádio Old Trafford

O Desastre Aéreo de Munique aconteceu a 6 de fevereiro de 1958, quando o voo BE609 da empresa Britânica British European Airways, que levava jogadores e directores do Manchester United, mais jornalistas e alguns adeptos, se despenhou numa tempestade de neve, quando tentava descolar pela terceira vez do Aeroporto de Munique.
O Manchester estava a regressar de Belgrado, onde tinha jogado com o Estrela Vermelha de Belgrado para a Liga dos Campeões da UEFA e tinha parado em Munique para reabastecer.

Jogadores do Manchester United falecidos no acidente

O último jogo dos Busby Babes antes do desastre: da esquerda para a direita, estão Edwards, Colman, Jones, Morgans, Charlton, Viollet, Taylor, Foulkes, Gregg, Scanlon e Byrne

Causas
Ficou provado que a causa no acidente não foi falha nos motores e sim uma camada de neve derretida na pista, que causou a desaceleração da aeronave, não tendo assim capacidade de levantar voo. Ficou provado também que o Aeroporto de Munique tentou escapar da culpa, justificando-se unicamente com os procedimentos do comandante Tain, que pilotava o avião. Munique omitiu depoimentos, culpando assim o comandante. Onze anos depois, o comandante Tain, juntamente com o governo Britânico conseguiram provar a falha na pista. Munique, porém nunca reconheceu o erro.

Sem comentários: