Keith Emerson (Todmorden, 2 de novembro de 1944) é um pianista e compositor britânico. Ex-membro das bandas The T-Bones, V.I.P.s e P.P. Arnold (que acabou dando origem aos The Nice), ficou mais conhecido depois de fundar a banda Emerson Lake & Palmer (ELP), um dos primeiros supergrupos, em 1970. Quando os ELP acabaram, em 1979, Emerson teve um sucesso modesto em outras bandas, como Emerson Lake & Powell, 3 e algumas reuniões dos ELP, no começo da década de 90. Em 2002, ele reuniu os The Nice e fez uma turnê e, em 2006, foi em turnê com a The Keith Emerson Band.
Emerson nasceu em Todmorden, Yorkshire, mas cresceu na região costeira de Worthing, West Sussex, na Inglaterra. Quando criança, aprendeu música clássica ocidental, de onde tirou inspiração para criar o seu próprio estilo, que combina música erudita, jazz e temas do rock. Emerson ficou intrigado com um órgão Hammond depois de ouvir o teclista de jazz Jack McDuff tocar "Rock Candy", e com isto acabou escolhendo este órgão para ser o seu instrumento no final dos anos 60. Em 1969, Emerson incorporou um sintetizador Moog nos seus teclados. Outros artistas, como os Beatles e os Rolling Stones, já haviam usado um Moog em gravações em estúdio, mas Emerson foi o primeiro artista a sair em turnê usando um ao vivo.
Ele é conhecido por ser um teclista virtuoso e pelas suas espalhafatosas apresentações ao vivo, em que “fritava” teclas específicas de seu órgão Hammond durante seus solos, tocava o órgão de cabeça para baixo enquanto o instrumento ficava em cima dele, e fazia com que o instrumento ficasse girando enquanto o tocava. Juntamente com os seus contemporâneos Richard Wright, dos Pink Floyd, Tony Banks, dos Genesis, e Rick Wakeman, dos Yes, Emerson é amplamente considerado um dos melhores teclistas de rock progressivo, dono de uma tecnica muito apurada. Inclusive o seu estilo agressivo de tocar piano criou-lhe uma série de complicações nos seus punhos e dedos.
Uma característica marcante das músicas de Keith Emerson são os seus arranjos de rock para composições eruditas, de autores que iam desde Bach e Modest Mussorgsky até compositores do século XX como Béla Bartók, Aaron Copland e Alberto Ginastera.
Em 2004, Emerson publicou a sua aclamada autobiografia, intitulada "Pictures of an Exhibitionist" (uma referência ao disco "Pictures At An Exhibition" do ELP), que perpassa toda a sua carreira, dando enfoque especialmente ao começo, com o The Nice, e uma cirurgia de enxerto nervoso, que quase acabou com ela, em 1993.
Emerson foi responsável pelas bandas sonoras de vários filmes a partir de 1980, como Inferno e World of Horror, de Dario Argento, e os filmes de 1981 Nighthawks, Genma Taisen e Godzilla: Final Wars. Ele também foi o compositor da curta série de televisão Iron Man, de 1994.
in Wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário