terça-feira, novembro 26, 2013

Tina Turner - 74 anos

Tina Turner (Nutbush, 26 de novembro de 1939), nome artístico de Anna Mae Bullock, é uma cantora, dançarina, autora e atriz de origem norte-americana, residente na Suíça e com nacionalidade helvética desde abril de 2013, e cuja carreira artística começou há mais de cinquenta anos. Ela é considerada uma diva da música e um notável expoente da rock, conhecida como a Rainha do Rock and Roll, também, segundo o canal de televisão americano MTV, uma das mais dinâmicas cantoras da história. Ela tornou-se famosa pelas explosivas apresentações como membro da banda Ike & Tina Turner, durante os anos 60 e 70.
Após a publicação da sua autobiografia, I, Tina (1986), Turner revelou casos graves de maus-tratos contra ela pelo seu então marido, Ike Turner, antes da sua separação em 1976, seguida pelo divórcio em 1978. Depois de praticamente ter desaparecido da cena musical durante vários anos, após seu divórcio com Ike, ela recomeçou a sua carreira, lançando uma série de sucessos, começando o single "Let's Stay Together" (1983), e o lançamento do seu quinto álbum de estúdio a solo, Private Dancer (1984).
A sua carreira musical levou a vários papéis no cinema, começando com um papel de destaque como The Acid Queen, em 1975, no filme Tommy, e uma aparição em Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1978). Ela fez um importante papel, com o actor Mel Gibson (a Tia Entity) em Mad Max Beyond Thunderdome (1985), pelo qual, mais tarde, recebeu o prémio NAACP Image Award de "Melhor Actriz em uma Película", ea sua versão do tema do filme, "We Don't Need Another Hero (Thunderdome)" (1985), foi um êxito, tendo alcançado as cinco melhores posições nos Estados Unidos.
Uma das artistas mais populares do mundo, Turner tem sido chamado de a artista de rock do sexo feminino de maior sucesso, e foi considerada a 17º cantora na lista dos maiores cantores de todos os tempos, pela revista Rolling Stone. As somas combinadas dos seus álbuns e singles dão um resultado de aproximadamente 180 milhões de cópias em todo o mundo. Ela é conhecida por sua presença enérgica de palco, vocais poderosos, longevidade da carreira e apelo muito difundido. Em 2008, Turner abandonou a sua semi-reforma para embarcar na digressão Tina!: 50th Anniversary Tour. A digressão tornou-se num dos concertos com o maior número de bilhetes vendido de 2008-2009. Apesar de ter sido criada como uma baptista, ela converteu-se ao budismo, e acredita que os cânticos espirituais dão-lhe a força que ela precisava para superar os momentos difíceis. A revista Rolling Stone classificou-a como a 63º maior artista de todos os tempos, e considera-a como "Rainha do Rock and Roll".


Sem comentários: